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Dados apontam que o Brasil aparece como o segundo colocado do mundo no mercado de negócios “fitness”, com perspectiva de aumento a cada ano. Além disso, a preocupação em manter uma vida saudável e equilibrar corpo e mente nunca esteve tão em evidência no país.

Dentro deste cenário, é possível notar que cada vez mais as pessoas se interessam por atividades como o pilates, fazendo com que a prática se consolide entre o público que busca saúde e bem-estar.

Pensando nisso, transformar o seu estúdio em uma franquia de pilates pode ser uma ótima ideia e fonte de uma boa margem de lucro, desde que você tenha algumas informações e conhecimento do processo de formatação de uma franquia.

Analise a situação legal da sua empresa

A primeira etapa é identificar as condições atuais da sua empresa, sejam elas internas ou externas, e avaliar os recursos disponíveis (financeiros, humanos e materiais), além das possibilidades do mercado. Além do mais, é preciso que você enxergue e reconheça a força da sua empresa.

Ao expandir a sua marca de pilates, você estará oferecendo aos seus franqueados a vantagem de pegar carona na sua solidez e posicionamento, então garanta que esses pontos estão em ordem.

Analise e garanta a capacidade de atendimento

Deve-se verificar se sua marca ou empresa poderá fornecer aos franqueados, inclusive aos que poderão vir depois, todo o apoio necessário. As franquias funcionam bem quando o negócio vai bem.

Lembre-se: franquia não resolve os negócios problemáticos. Se seu estúdio de pilates não funciona direito, a rede de franqueados também não vai pra frente.

Planeje o processo de formatação da franquia

As etapas de formatação de uma franquia podem ser divididas em seis momentos:

  • Definição do plano de negócios para criação da franquia;
  • Projeções financeiras e estimativas de retorno;
  • Avaliação da capacidade de investimento;
  • Formatação e instrumentalização jurídica;
  • Criação dos manuais de franquia;
  • Estabelecimento de uma estratégia para a franquia.

Elabore o plano de expansão da rede

As oportunidades, os locais mais adequados para a instalação dos estúdios da rede, o futuro da marca a longo prazo e as ações que devem ser tomadas durante o processo de expansão devem constar do plano de expansão para a franquia de pilates.

É nesse planejamento estratégico que são definidas as regiões com mais chances de gerar bons resultados à marca, seguindo tendências de mercado e avaliando o posicionamento da concorrência.

Defina a sistematização dos processos para os franqueados

Faça a divulgação da franquia, a seleção das propostas de acordo com o plano de expansão, a apresentação da franquia para o grupo de franqueados selecionados, as entrevistas individuais com os selecionados e a criação da comissão para a escolha dos interessados de melhor perfil, de acordo com o plano de expansão já determinado.

Elaboração dos contratos da franquia

O contrato de franquia é o acordo em que o detentor da marca do produto ou serviço concede permissão para determinada empresa comercializar de forma direta este serviço.

Como diz o velho ditado, o que é combinado não é caro. Então, nessa hora, todo cuidado é pouco, mas existem empresas e profissionais especializados para esta tarefa.

Uma alternativa é criar na sua empresa um departamento de franquias estruturado e com pessoal treinado, especializado nessa questão.

Aposte na divulgação

Em qualquer negócio, a divulgação dos serviços é um dos recursos essenciais para a conquista de novos clientes. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. No pilates não é diferente. Para que seu estúdio fique conhecido, é necessário criar estratégias de divulgação, tanto na internet quanto fora dela.

Offline

Entre estratégias de divulgação “offline”, podemos citar a presença em feiras do segmento de pilates, saúde e fitness e a participação em palestras, workshops, e outros eventos sempre que possível, a fim de interagir com outros profissionais e construir uma rede de contatos.

Você pode, inclusive, firmar parcerias com empresas de outros segmentos que possuam o mesmo público-alvo, como clínicas médicas e academias, e confeccionar panfletos de divulgação, oferecer cupons de desconto por indicação, promoções, etc.

Online

Já na internet fica mais fácil, e até barato, criar estratégias de divulgação. De início, o seu estúdio necessita de um site que informe os serviços prestados, sua história e propósito, horário de funcionamento, meios de contato, etc.

Recomenda-se ainda a criação de um blog, a fim de divulgar artigos sobre o universo do pilates. Convoque os professores, que são especialistas no assunto, a escreverem conteúdos sobre a prática e seus benefícios, por exemplo.

O próximo passo é criar canais nas redes sociais, como o Facebook e Instagram, para interagir com o público. Esses meios são importantes pois aproximam o seu negócio do público-alvo e proporcionam um contato direto com os alunos e potenciais clientes do seu estúdio. Ali, você pode divulgar imagens do dia a dia, realizar promoções e outras ações.

Por fim, você ainda pode fazer a divulgação dos seus serviços utilizando o e-mail. Aproveite este canal para informar as novidades do mês, alteração em horários, eventos e divulgar os conteúdos do seu blog.

Veja mais dicas de como divulgar o seu estúdio na internet e nas redes sociais.

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– Devo transformar meu estúdio de pilates em uma franquia?
– Quais as vantagens de se abrir um estúdio de pilates?

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