KAUFER_Header_9_8_2016 benchmarking

Se você não sabe o que é benchmarking ou até sabe, mas desconhece como aplicar isso no seu estúdio de pilates, este post foi feito para você. Afinal, por mais que você queira melhorar seu estúdio, às vezes, informações importantes devem ser buscadas em outro lugar.

O conceito de benchmarking vem sendo usado por diversas empresas há um bom tempo com o objetivo de saber se estão sendo realmente eficientes em seus procedimentos.

Para descobrir as melhores práticas do mercado e então aprimorar os procedimentos de sua empresa, chegou a hora de buscar um ponto de referência e comparar o seu negócio com outros do mesmo setor.

A expressão benchmarking significa o processo de investigação, em que uma empresa determina, de forma sistemática quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, por meio da comparação com outras empresas integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.

Perguntas que devem ser feitas durante o benchmarking

Este processo de investigação não tem data para terminar. Ele deve ser reforçado sempre porque o mercado muda muito rapidamente, e você precisa ficar ciente de todas as transformações, evoluções e tendências.

Como estão os serviços que você oferece? E seus equipamentos, são os melhores do mercado? Como está sendo o relacionamento com seus clientes? E os preços que você vem praticando, estão de acordo com o mercado?

Para responder a estas perguntas, você precisa fazê-las para o proprietário de um outro estúdio de pilates, de preferência algum que esteja liderando o mercado. A partir das respostas dele, você deve adequar a sua estrutura e o seu atendimento, nivelando-os para cima de forma a ganhar espaço, fidelizar seus clientes atuais e conquistar novos.

Cada informação que você obter do seu concorrente tem muito valor. Por isso, analise-a com cuidado. As informações obtidas através deste processo são extremamente valiosas, devendo ser tratadas como tal.

Tire de cada dado coletado um aprendizado, questionando o que seu estúdio está fazendo de errado ou, simplesmente, qual o processo ou forma de organização que precisa ser melhorada.

Exemplo de benchmarking em estúdio de pilates com bom resultado

Sabemos de um caso de um estúdio de pilates que atuava há mais de dois anos e nuca chegava a alcançar sua meta em termos de número de clientes. Foi por meio de um benchmarking que ele soube que um estúdio semelhante ao dele, mas em outra cidade, tinha três vezes mais alunos.

Você sabe o motivo? O estúdio que não batia a meta não funcionava à noite, fechava às 18h30. Então, a partir da constatação do problema, esse estúdio contratou mais um professor, passou a funcionar até as 23 horas e triplicou o número de clientes.

Nem sempre é tão simples o resultado de uma comparação. Somente copiar as práticas e estratégias da empresa investigada não vai resolver todos os seus problemas. Parta do princípio que o benchmarking é a procura contínua pelo ponto de referência para medição de competências dentro do seu negócio.

Além de sintonizar sua empresa com as melhores práticas do mercado, você vai aperfeiçoar a cultura da melhoria contínua, alavancar a profissionalização dos processos do seu estúdio e diminuir consideravelmente o número de erros, podendo até reduzir  custos com isso.

Os vários tipos de benchmarking

Há vários tipos de benchmarkings. Dissemos que você deve fazer uma investigação em outros estúdios de pilates. Mas você pode fazer isso também em academias de ginástica ou qualquer outro espaço que exerça atividades similares às suas, como yoga por exemplo.

Há ainda a possibilidade de fazer uma pesquisa em uma empresa que tenha um negócio completamente diferente. Sempre é possível extrair informações produtivas do aprendizado de outros microempresários.

Assim que você resolver fazer benchmarking, faça uma lista de estúdios e empresas que serão pesquisadas, determine os métodos de mensuração e parta para a coleta de dados.

Depois, faça uma análise dos dados e trace novas metas e melhorias, colocando tudo em um plano de ação. Feito isso, falta apenas monitorar o progresso do seu projeto de melhoria.

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Está disposto a começar a fazer benchmarking para o seu estúdio de pilates? Se você ainda tem dúvidas de como proceder, conte pra gente!

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