Quando se pensa em empreender em pilates, a primeira ideia que surge, geralmente, é a de abrir um studio nos moldes convencionais, como quase todos fazem. No entanto, “pensar fora da caixa” pode se mostrar bastante vantajoso. Você já considerou, por exemplo, a possibilidade de montar um studio de pilates em condomínio?
Foi isso o que fizeram os empreendedores Eliezer Ferreira França e Pedro Henrique Vital Rosa. Eles estão no processo final de abertura do Corpo Livre Pilates, um studio de pilates em condomínio, localizado na Barra da Tijuca/RJ.
Vantagens
Eles citam como principais vantagens desse modelo de negócio a proximidade com os clientes e os custos bem mais baixos.
“Vamos cortar bastante os gastos, utilizando serviços que o próprio condomínio já oferece. Se possível, não pagaremos o aluguel do espaço ou, se pagarmos, será um valor bem abaixo do que seria para um studio em uma rua ou galeria”, afirma Eliezer França.
Além das vantagens citadas pelo empreendedor, há algumas outras que podemos citar:
- Facilidade de acesso aos alunos: normalmente, quando se abre um studio, é necessário verificar se ele terá estacionamento; caso não tenha, se é fácil para estacionar na rua; se há muito congestionamento na região; entre outros fatores. Em um condomínio, o morador só precisará pegar o elevador para chegar ao seu studio;
- Vantagem competitiva: o fator concorrência é infinitamente menor em um studio de pilates em condomínio. Nele, o seu público-alvo consiste nos moradores do próprio local. Sendo assim, praticar atividades físicas dentro do condomínio onde moram será uma opção natural para eles;
- Menos trabalho de divulgação: Após a abertura do studio, você terá menos trabalho e gastos com marketing do que teria caso fosse abrir um studio convencional. Suas estratégias de divulgação serão internas, dentro do próprio condomínio. Redes sociais, grupo de WhatsApp, flyers e informativos de elevadores darão conta do recado.
Desvantagens
É claro que nem tudo são flores. A abertura de um studio de pilates em condomínio também apresenta desvantagens. No caso de Eliezer e Pedro, por exemplo, a maior dificuldade foi a desconfiança.
Como era o primeiro studio deles, não tinham um nome conhecido no mercado, então isso foi um empecilho encontrado em um primeiro momento. “Tivemos a desconfiança como inimiga. Precisamos nos fazer conhecer mesmo antes de estreiarmos o studio”, relata Eliezer.
Felizmente, a dificuldade foi contornada e os empreendedores já estão nos últimos preparos para a abertura do Corpo Livre Pilates.
Dicas
Eles fazem algumas recomendações para os profissionais de pilates que queiram utilizar o modelo “studio de pilates em condomínio”:
- Estudar bem as pessoas que moram no condomínio, observando o perfil e como elas pensam, para saber lidar com elas;
- Fazer amizades com síndicos e pessoas que trabalhem em administradoras de condomínios;
- Prestar o melhor serviço possível, pois as pessoas que moram no condomínio irão querer praticar a atividade, mas se não gostarem do trabalho, irão para outro studio.
Vale ressaltar também que esse tipo de atividade geralmente é oferecida em condomínios de alto padrão e que já dispõem de um espaço para atividades físicas. Muitas vezes, os equipamentos de pilates terão que dividir espaço com aparelhos de ginástica.
É importante também salientar que a qualidade dos equipamentos oferecidos deve ser condizente com o padrão do condomínio. Aparelhos inferiores e que quebram facilmente podem afastar alunos acostumados com padrão superior em um âmbito geral.
Como começar
Eliezer e Pedro explicam que o passo mais importante para quem quer implementar esse modelo é a parte de contatos. Primeiro, com o maior número possível de administradoras de condomínios e síndicos. Em seguida, com os moradores de condomínios, fazendo divulgações e despertando o interesse. Assim, eles mesmos podem sugerir a proposta ao condomínio.
Após a etapa de contatos, depois de despertar o interesse e conseguir a abertura necessária, você precisará apresentar um projeto para o síndico do condomínio. Ele deve conter:
- Uma explicação detalhada de tudo o que você pretende oferecer aos condôminos;
- Qual a proposta de relação do studio com o condomínio;
- Explicação do método pilates e de como ele proporciona uma melhora na qualidade de vida;
- Vantagens para os moradores de haver um studio de pilates em condomínio;
- Formas de investimento que o condomínio pode optar;
- Abertura para contrapropostas.
Trabalhe com o espaço que tem
O tamanho do espaço físico disponível para a abertura do studio de pilates em condomínio é variável. Caso o tamanho impossibilite que você trabalhe com equipamentos maiores, há outras alternativas.
Aparelhos como as Pranchas de Molas ocupam pouquíssimo espaço, já que são aparafusadas à parede. Os acessórios também são sempre boas opções para espaços reduzidos.
Se você tiver dúvidas de como aproveitar o espaço disponível da melhor maneira, tire as medidas e entre em contato conosco, pois podemos criar uma layout gratuito para você, com as medidas que você tirou.
Práticas de pilates
Os empreendedores Eliezer e Pedro recomendam que se ofereça a maior variedade possível de atividades. No caso deles, além das práticas individuais, eles pretendem colocar aulas coletivas, que acreditam que terão grande apelo motivacional.
Quanto à grade de horários, em um studio de pilates em condomínio, ela pode ser mais flexível do que normalmente. É possível defini-los em reuniões junto com os moradores, para que se chegue na melhor alternativa para ambas as partes.
No cronograma de atividades que Eliezer e Pedro montaram para o studio deles, as aulas foram divididas, a princípio, em dois turnos de cinco horas cada, nos períodos matutino e noturno. No entanto, eles deixaram em aberto a possibilidade de os moradores definirem se será necessário abrir mais horários.
O importante é que as aulas estejam à disposição do seu público nos momentos em que ele está no condomínio. Por exemplo, se uma parcela considerável dos moradores for composta por aposentados, pode ser interessante disponibilizar horários no período vespertino. Então, conheça o seu público, atenda à necessidade dele e obtenha sucesso!
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