O caminho para se empreender em pilates passa por muitos obstáculos, mas o tamanho do espaço que você tem disponível não precisa ser um deles. É claro que o ideal seria ter uma sala de ao menos 25 m², mas se você não dispõe desse espaço, vamos te ensinar a como otimizar da melhor maneira um studio de pilates pequeno.
Equipamentos menores e acessórios
Em um studio de pilates pequeno, muitas vezes, não é possível ter os mais tradicionais aparelhos de pilates, que ocupam mais espaço. Uma alternativa então é substituí-los por equipamentos menores e explorar os acessórios.
A Prancha de Molas, por exemplo, é um equipamento que permite uma boa otimização do local. Ela é aparafusada na parede, não ocupa quase espaço e permite a prática de diversos exercícios.
Entre as possibilidades do aparelho, estão alongamentos e práticas voltadas para a estabilização da coluna e das articulações. É interessante instalar três delas nas paredes, para aulas coletivas.
O Wall Unit é também uma boa opção para studios de pilates pequenos. Ele permite a execução de diversas práticas do tradicional Cadillac, mas ocupando menos espaço.
Além de aparelhos de pilates menores, a utilização de acessórios também é uma excelente alternativa para um studio de pilates pequeno. Eles não ocupam muito espaço e podem ser guardados após o exercício.
Além disso, você tem a possibilidade de utilizar os acessórios de pilates tanto em práticas solo quanto mesclando-os a exercícios em equipamentos. Confira algumas dicas para o uso de acessórios aqui.
Otimização do espaço
O malabarismo para se obter uma boa otimização do espaço é algo que a fisioterapeuta e profissional de pilates Alice Freitas, dona do studio Fisiocare, domina bem.
O espaço dela possui 12m², que são ocupados por uma Step Chair, um Cadillac, um Reformer e pelos acessórios: Meia-lua, Espaldar, Colchonete, Bolas, Bosu, Flex Ring, Foam Roll, Disco de Equilíbrio e Toning Ball.
Uma dica que ela dá para a melhor otimização de um studio de pilates pequeno é utilizar móveis planejados. Ela diz que não existe a necessidade de uma mesa para fazer a avaliação, por exemplo, basta um balcão para anotar alguma coisa necessária.
A profissinal também fala que para a parte de espera não é preciso muito espaço, somente alguns puffs.
Alice recomenda que o profissional que tem um studio de pilates pequeno estude bem a área que ficará disponível entre um aparelho de pilates e outro, para que os exercícios possam ser realizados sem aperto e sem a necessidade de arrastar os equipamentos.
“Pendure tudo o que puder de acessórios nas paredes, para aproveitar o espaço. Usar caixas organizadas embaixo do Cadillac também funciona”, assegura.
Ela acredita que a execução do método pilates também pode ser feita com apenas um aparelho e a parte de solo, se for o que couber no espaço e nas condições financeiras do dono do studio.
Exercícios que o público-alvo necessita
Para o fisioterapeuta e profissional de pilates Gregório Weinmann, dono do studio Novafisio, de 15 m², o ideal é que a pessoa que está montando um studio de pilates pequeno conheça bem o seu público-alvo, e saiba que exercícios serão necessários a ele.
Weinmann possui um público composto por 80% de idosos. Ele já pensou em adquirir um Cadillac, mas acabou optando por um Wall Unit, que ocupa menos espaço e oferece boa parte dos recursos do primeiro.
O aparelho apenas não possibilita exercícios aéreos, mas isso não é um problema para o profissional, pois ele acredita que o seu público, que é de mais idade, teria dificuldade nesses tipos de práticas.
Ele diz que deixar de executar alguns exercícios não é um problema, a não ser que o aluno/paciente não esteja apresentando evolução.
“Se você tem um bom conhecimento de mecânica corporal e domina bem as questões fisiológicas envolvidas no processo de reabilitação, o paciente sempre sairá beneficiado. Não podemos falar em pilates e pensar somente em equipamentos, temos que dominar a arte do controle”, afirma.
O profissional diz que para abrir um studio de pilates pequeno é possível iniciar apenas com a modalidade solo e depois comprar alguns aparelhos. Hoje ele possui uma Wall Unit, um Reformer e um Step Chair em seu espaço.
Layout do studio
Para que você possa aproveitar o espaço disponível da melhor maneira, o ideal é que você tire as medidas do local e faça um layout, para visualizar que equipamentos e acessórios cabem nele, além dos móveis.
Aqui na Kauffer nós disponibilizamos este serviço gratuitamente, não só para os clientes que já efetuaram a compra de equipamentos, mas também para todas as pessoas que tiverem interesse em abrir um studio de pilates e quiserem uma ajuda.
Se você desejar, podemos fazer a criação de um layout para você, para te ajudar com a otimização do studio de pilates pequeno que você está montando. Para isso, basta entrar em contato conosco, sem custo e sem compromisso.
Elementos para dar a ilusão de amplitude
Para um studio de pilates pequeno, uma boa dica também é a inserção de elementos que passem a impressão de que o espaço é maior, para que o aluno não tenha a sensação de claustrofobia. Veja algumas coisas do que você pode fazer:
1. Espelhos
O uso de espelhos é muito eficiente para que o ambiente pareça maior. Se for possível, cubra uma parede inteira com um grande espelho.
Se ele ficar ao lado de uma janela, melhor ainda, pois parecerá uma continuidade dela. Assim, o seu studio já não aparentará ser tão pequeno. Isso também ajudará os alunos a visualizarem os movimentos durante as práticas.
2. Iluminação
A iluminação é outro fator que contribui positivamente para a ilusão de amplitude. Quanto mais iluminado for o espaço, maior ele parecerá. Opte pela luz branca, pois cores claras, até na iluminação, fazem com que a proporção dos espaços pareça ampliada.
3. Cores
Utilize cores claras, de preferência o branco. O branco reflete a luz e provoca a sensação de que o teto está mais alto e as paredes mais largas.
4. Janelas
Janelas são ótimas para dar a ilusão de amplitude para um studio de pilates pequeno. Primeiro, porque elas permitem a entrada de luz natural, e como já falamos, quanto mais iluminado um ambiente, maior ele parece.
Depois, elas também podem provocar a falsa sensação de continuidade do espaço. Se você posicionar algum equipamento virado para a janela, o aluno, quando estiver realizando um exercício nele, terá a ilusão visual de que o espaço em que ele está continua através da janela.
Leia mais
– Como expandir o espaço de um estúdio sem gastar muito
– Iluminação do studio: como acertar na escolha?