O caminho para se empreender em pilates passa por muitos obstáculos, mas o tamanho do espaço que você tem disponível não precisa ser um deles. É claro que o ideal seria ter uma sala de ao menos 25 m², mas se você não dispõe desse espaço, vamos te ensinar a como otimizar da melhor maneira um studio de pilates pequeno.

Equipamentos menores e acessórios

Em um studio de pilates pequeno, muitas vezes, não é possível ter os mais tradicionais aparelhos de pilates, que ocupam mais espaço. Uma alternativa então é substituí-los por equipamentos menores e explorar os acessórios.

A Prancha de Molas, por exemplo, é um equipamento que permite uma boa otimização do local. Ela é aparafusada na parede, não ocupa quase espaço e permite a prática de diversos exercícios.

Entre as possibilidades do aparelho, estão alongamentos e práticas voltadas para a estabilização da coluna e das articulações. É interessante instalar três delas nas paredes, para aulas coletivas.

O Wall Unit é também uma boa opção para studios de pilates pequenos. Ele permite a execução de diversas práticas do tradicional Cadillac, mas ocupando menos espaço.

Além de aparelhos de pilates menores, a utilização de acessórios também é uma excelente alternativa para um studio de pilates pequeno. Eles não ocupam muito espaço e podem ser guardados após o exercício.

Além disso, você tem a possibilidade de utilizar os acessórios de pilates tanto em práticas solo quanto mesclando-os a exercícios em equipamentos. Confira algumas dicas para o uso de acessórios aqui.

Otimização do espaço

O malabarismo para se obter uma boa otimização do espaço é algo que a fisioterapeuta e profissional de pilates Alice Freitas, dona do studio Fisiocare, domina bem.

O espaço dela possui 12m², que são ocupados por uma Step Chair, um Cadillac, um Reformer e pelos acessórios: Meia-lua, Espaldar, Colchonete, Bolas, Bosu, Flex Ring, Foam Roll, Disco de Equilíbrio e Toning Ball.

Uma dica que ela dá para a melhor otimização de um studio de pilates pequeno é utilizar móveis planejados. Ela diz que não existe a necessidade de uma mesa para fazer a avaliação, por exemplo, basta um balcão para anotar alguma coisa necessária.

Layout Fisiocare - studio de pilates pequeno

A profissinal também fala que para a parte de espera não é preciso muito espaço, somente alguns puffs.

Alice recomenda que o profissional que tem um studio de pilates pequeno estude bem a área que ficará disponível entre um aparelho de pilates e outro, para que os exercícios possam ser realizados sem aperto e sem a necessidade de arrastar os equipamentos.

“Pendure tudo o que puder de acessórios nas paredes, para aproveitar o espaço. Usar caixas organizadas embaixo do Cadillac também funciona”, assegura.

Ela acredita que a execução do método pilates também pode ser feita com apenas um aparelho e a parte de solo, se for o que couber no espaço e nas condições financeiras do dono do studio.

Exercícios que o público-alvo necessita

Para o fisioterapeuta e profissional de pilates Gregório Weinmann, dono do studio Novafisio, de 15 m², o ideal é que a pessoa que está montando um studio de pilates pequeno conheça bem o seu público-alvo, e saiba que exercícios serão necessários a ele.

studio de pilates pequenoWeinmann possui um público composto por 80% de idosos. Ele já pensou em adquirir um Cadillac, mas acabou optando por um Wall Unit, que ocupa menos espaço e oferece boa parte dos recursos do primeiro.

O aparelho apenas não possibilita exercícios aéreos, mas isso não é um problema para o profissional, pois ele acredita que o seu público, que é de mais idade, teria dificuldade nesses tipos de práticas.

Ele diz que deixar de executar alguns exercícios não é um problema, a não ser que o aluno/paciente não esteja apresentando evolução. 

“Se você tem um bom conhecimento de mecânica corporal e domina bem as questões fisiológicas envolvidas no processo de reabilitação, o paciente sempre sairá beneficiado. Não podemos falar em pilates e pensar somente em equipamentos, temos que dominar a arte do controle”, afirma.

O profissional diz que para abrir um studio de pilates pequeno é possível iniciar apenas com a modalidade solo e depois comprar alguns aparelhos. Hoje ele possui uma Wall Unit, um Reformer e um Step Chair em seu espaço.

Layout do studio

Para que você possa aproveitar o espaço disponível da melhor maneira, o ideal é que você tire as medidas do local e faça um layout, para visualizar que equipamentos e acessórios cabem nele, além dos móveis.

Aqui na Kauffer nós disponibilizamos este serviço gratuitamente, não só para os clientes que já efetuaram a compra de equipamentos, mas também para todas as pessoas que tiverem interesse em abrir um studio de pilates e quiserem uma ajuda.

Se você desejar, podemos fazer a criação de um layout para você, para te ajudar com a otimização do studio de pilates pequeno que você está montando. Para isso, basta entrar em contato conosco, sem custo e sem compromisso.

Elementos para dar a ilusão de amplitude

Para um studio de pilates pequeno, uma boa dica também é a inserção de elementos que passem a impressão de que o espaço é maior, para que o aluno não tenha a sensação de claustrofobia. Veja algumas coisas do que você pode fazer:

1. Espelhos

O uso de espelhos é muito eficiente para que o ambiente pareça maior. Se for possível, cubra uma parede inteira com um grande espelho.

Se ele ficar ao lado de uma janela, melhor ainda, pois parecerá uma continuidade dela. Assim, o seu studio já não aparentará ser tão pequeno. Isso também ajudará os alunos a visualizarem os movimentos durante as práticas.

2. Iluminação

A iluminação é outro fator que contribui positivamente para a ilusão de amplitude. Quanto mais iluminado for o espaço, maior ele parecerá. Opte pela luz branca, pois cores claras, até na iluminação, fazem com que a proporção dos espaços pareça ampliada.

3. Cores

Utilize cores claras, de preferência o branco. O branco reflete a luz e provoca a sensação de que o teto está mais alto e as paredes mais largas.

4. Janelas

Janelas são ótimas para dar a ilusão de amplitude para um studio de pilates pequeno. Primeiro, porque elas permitem a entrada de luz natural, e como já falamos, quanto mais iluminado um ambiente, maior ele parece.

Depois, elas também podem provocar a falsa sensação de continuidade do espaço. Se você posicionar algum equipamento virado para a janela, o aluno, quando estiver realizando um exercício nele, terá a ilusão visual de que o espaço em que ele está continua através da janela.

Leia maisLeia mais
– Como expandir o espaço de um estúdio sem gastar muito
– Iluminação do studio: como acertar na escolha?

Gostou das nossas dicas para otimizar um studio de pilates pequeno? Se você tem mais alguma, comente aqui no post.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.