Se você acompanha este blog, certamente já sabe que uma forma eficaz de divulgar as suas aulas de pilates é investir em vídeoaulas. Para isso, não há lugar melhor do que o YouTube, o gigante dos vídeos. Mas você sabe como criar um canal para o seu studio na rede?

Caso você não tenha tanta familiaridade com mídias sociais, não tem problema. Como sempre, estamos aqui para te ajudar. Hoje te trouxemos um tutorial que vai te explicar passo a passo o que você precisa fazer para iniciar as suas estratégias audiovisuais.

Vamos botar a mão na massa? Me siga!

1. Crie uma conta

O primeiro passo é criar uma conta de usuário. Vamos te mostrar como criá-la do zero. Para isso, vá em www.youtube.com.br. Chegando lá, clique no botão azul no canto superior direito escrito Sign in, como na imagem abaixo.

aulas de Pilates não YouTube

Na próxima página, você pode optar por dois caminhos. Para usar um e-mail que você já tem, insira-o no campo correspondente, clique em Próxima, defina uma senha e clique em Próxima novamente.

Se você preferir criar uma conta do zero, clique em Mais opções e a seguir em Criar conta, como na imagem abaixo. Essa conta será no gmail, pois o YouTube é uma rede do Google.

aulas de Pilates não YouTube

Depois, preencha os seus dados como nome, nome de usuário, data de nascimento, sexo, local, celular e crie uma senha. A seguir, clique no botão Próxima etapa

aulas de Pilates não YouTube

Serão apresentados os termos de serviço. Leia e, se você concordar, clique em Eu concordo.

Pronto, a sua conta está criada! Você pode perceber que na página que você foi direcionado, no canto superior direito, haverá um ícone em formato circular, que você poderá substituir por uma foto sua ou pelo logo do seu studio. Essa conta serve para o Google de uma forma geral.

2. Comece a criar o canal

Estamos avançando! Agora, para entrar no YouTube, clique no ícone de quadradinhos, também no canto superior direito, e escolha a opção YouTube, como no print abaixo.

aulas de Pilates não YouTube

Entrando na rede, você pode perceber que no menu lateral esquerdo existe a opção Meu canal. Clique sobre ela.

aulas de Pilates não YouTube
3. Escolha um nome

Agora chegou o momento de você escolher o nome para o seu canal. A primeira opção é colocar o nome do seu studio de pilates. Isso fortalecerá a sua marca e permitirá que as pessoas que assistem às videoaulas possam saber em que local elas ocorrem.

No entanto, se você preferir, também pode usar nomes como “aulas de pilates com (seu nome)”, entre outras possibilidades. Faça uma escolha que remeta facilmente ao que você está oferecendo.

Depois de se decidir pelo nome, você precisa colocar essa informação no campo correspondente. A tela te oferece a opção de nome e sobrenome, mas a menos que você vá colocar o seu próprio nome no canal, clique no link Usar nome de empresa ou outro nome.

aulas de Pilates não YouTubeColoque o nome que você escolheu e clique no botão Criar.

aulas de Pilates não YouTubePronto. Seu canal está criado!

4. Dê uma cara para o seu canal

Agora chegou em uma parte muito legal. É o momento de personalizar o seu canal!

aulas de Pilates não YouTubeNós dividimos:

  • Camada foto

Escolha uma foto de capa que ilustre o que o seu canal vai oferecer. Como a ideia é disponibilizar vídeos de aulas de pilates, o ideal é colocar a foto de uma aula sendo executada ou um banner do seu studio.

Cuidado com as dimensões. Se você colocar uma foto de qualquer tamanho, alguns elementos podem ser cortados para que ela se ajuste a espaço. O tamanho recomendado é 2560 pixels de largura por 1440 de altura. Você pode editar isso pelo site Pixlr.

Com a foto ajustada, clique em Adicionar arte do canal e arraste ou selecione a foto. Depois, clique no botão selecionar.

  • Imagem de perfil

Agora vamos colocar a foto de perfil do canal. Como você é a professora que aparecerá nos vídeos de aulas de pilates, seria interessante que fosse uma foto sua de perfil. Outra opção é colocar o logo do seu studio de pilates, ou ainda alguma ilustração que remeta ao tema.

Mais uma vez, fique atento com as dimensões. O tamanho recomendado é 800 x 800 pixels. Se precisar, use novamente o Pixlr para realizar os ajustes necessários.

Após escolher a foto, clique no ícone de lápis da foto de perfil, depois em Editar, arraste ou selecione a foto e clique em Feito (ou Done).

  • Descrição

Nesta parte, você vai realizar uma breve descrição sobre o que o seu canal oferece. Escreva um texto em um fluxo normal, e não apenas jogando palavras. No entanto, para que o seu canal seja mais facilmente encontrado, use palavras-chave no decorrer do texto, principalmente no início.

Você pode usar termos como “aulas de pilates”, ou outros que descrevam o que você está oferecendo, como “pilates solo”, “exercícios de pilates”, etc. Para verificar termos relacionados que têm volume de busca, você pode utilizar o WordZe.

O tamanho máximo permitido para essa descrição é de 500 caracteres. No entanto, somente os primeiros 156 aparecerão nas buscas no Google, então coloque as informações principais no começo. Você pode utilizar este contador de caracteres para verificar isso.

5. Publique vídeos

Quase lá. Agora só falta o principal, publicar vídeos das suas aulas de pilates no canal!

Para isso, clique no link “envie um vídeo”. Você pode selecionar um arquivo do seu computador ou arrastá-lo e soltá-lo.

aulas de Pilates não YouTubeEnquanto o vídeo das suas aulas de pilates carrega, você pode ir preenchendo os campos referentes a ele. Veja como fazer isso:

  • Título

Defina, em no máximo 100 caracteres, um título que informe ao usuário o conteúdo que está sendo abordado. Utilize nele uma palavra-chave condizente com o vídeo, e de preferência no começo do título.

  • Descrição

A descrição do vídeo permite um texto de até 5 mil caracteres. É claro que só os 156 primeiros aparecerão em buscas no Google, mas você pode colocar as informações mais relevantes primeiro e as mais secundárias depois.

Faça então um resumo do seu vídeo, não esquecendo das palavras-chave, principalmente as que você utilizou no título. Coloque-as preferencialmente nas primeiras frases da descrição, mas em um fluxo natural.

Você pode incluir na descrição um link para o site ou fanpage do seu studio de pilates. Use hashtags também. Elas ajudarão a aumentar a sua audiência. Escolha termos relacionados, como por exemplo: #AulasDePilates, #MatPilates, #PilatesNaBola, ou outros que mostrem o que o vídeo oferece.

  • Marcações

O campo marcações é o espaço no qual você coloca as tags relevantes para o vídeo de aulas de pilates. Utilize palavras-chave que você já usou na descrição e no título, e coloque-as na ordem de importância. Use em torno de cinco termos. Não ultrapasse sete.

Essa, assim como as outras otimizações, ajudarão que os seus vídeos de aulas de pilates sejam encontrados nas pesquisas efetuadas pelo seu público-alvo.

  • Privacidade

Agora estamos quase terminando. No canto direito há a opção de nível de privacidade. Já fica previamente definido como Público, mas é possível mudar.

No entanto, se a sua intenção é que o seu vídeo de aulas de pilates atinja o maior número de pessoas possível, recomendo deixar como público.

Depois, é só clicar em Publicar, e o seu canal já terá o primeiro vídeo! O ideal é que você defina uma periodicidade para publicações no canal, para ir conquistando e fidelizando seguidores, que podem vir a se tornar seus alunos.

Leia maisLeia mais
– Por que vídeos de pilates podem te trazer mais alunos?
– Como divulgar seu studio de pilates nas redes sociais

Conseguiu seguir direitinho este tutorial para criar um canal no YouTube e divulgar as suas aulas de pilates? Se tiver alguma dúvida, é só perguntar aqui nos comentários.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.