Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso explorar formas criativas de conquistar o cliente para o seu Studio de Pilates. Atualmente, muitos profissionais da área utilizam estratégias de marketing para atrair mais alunos. Dentre elas, o co-marketing é uma ótima ferramenta que ajuda empresas a aumentar seus resultados compartilhando benefícios e conteúdos com um público comum.

Neste post, vamos lhe ensinar tudo sobre este conceito e explicar quais os benefícios de usar uma estratégia de co-marketing no seu studio de pilates, além de compartilhar com você algumas ações de co-marketing que já fizemos aqui na Kauffer. Acompanhe e aproveite as ideias!

Antes de tudo, o que é co-marketing?

O co-marketing é uma estratégia de marketing onde duas empresas que possuem um público comum se unem para produzir algum tipo de conteúdo, produto ou ação que traga benefícios para as duas empresas e seja interessante para os dois públicos.

Normalmente, o co-marketing surge do acordo entre as duas empresas, que podem dividir a organização, esforços de produção e também os resultados alcançados. Os tipos de co-marketing mais comuns para studios de Pilates são:

  • Materiais produzidos em conjunto, como eBooks e infográficos;
  • Organização de eventos, workshops e aulas experimentais;
  • Parcerias online com trocas de banners e divulgação.

Através da união desses esforços o alcance de sua empresa pode ser muito maior. Quando há uma parceria deste tipo, o público alcançado pela outra empresa pode ainda não conhecer o seu serviço e passará a conhecê-lo, tornando-se um potencial contato – que no marketing digital é chamado de lead.

Por que fazer co-marketing para um Studio de Pilates? Quais os benefícios?

O sucesso do seu studio de Pilates vai além da escolha dos equipamentos, ter um local agradável ou contratar profissionais especializados. Mesmo que você já tenha todo esse conjunto, você ainda precisa de uma estratégia para divulgar o seu espaço e atrair novos alunos. Para isso, ações de co-marketing podem trazer diversos benefícios para seu studio de Pilates:

  • Maior visibilidade de marca: Parcerias desse gênero oferecem a oportunidade de apresentar seu studio para uma gama de novos contatos, que podem passar a conhecer seu negócio;
  • Economia de dinheiro: As duas empresas envolvidas na parceria podem dividir o custo total da divulgação do produto ou serviço, mas se beneficiar de praticamente todos os resultados alcançados;
  • Reconhecimento de mercado: Quando você une esforços com parceiros considerados referências no meio, sua marca também passa a transmitir mais credibilidade aos públicos envolvidos.

Se considerarmos ainda que parcerias ajudam a expandir a marca do seu studio de maneira mais rápida, fica fácil descobrir porquê a estratégia é escolhida pelas empresas que buscam alcançar mais clientes e crescer rapidamente.

Marketing para Studio de Pilates: Como encontrar parceiros?

O planejamento do co-marketing começa na observação de empresas que possam oferecer serviços ou materiais relevantes que complementam o que você já oferece ao seu público.

Dê preferência a profissionais e empresas que ofereçam soluções na área da saúde, estética e bem-estar. Por se tratar de assuntos relacionados ao método Pilates, as chances do público-alvo também se interessar pela sua empresa são muito maiores. Busque também por alianças que tragam benefícios reais ao seu estúdio, clientes e demais parceiros.

Depois de realizar um levantamento prévio de oportunidades de parceiros, é possível estabelecer o primeiro contato com as empresas selecionadas. A comunicação deve evidenciar à empresa as razões pelas quais uma parceria com seu studio de Pilates seria vantajosa para ambos os lados.

Nem sempre produzir uma lista de potenciais parceiros é fácil. Ter uma rede de contatos é importante não só para alcançar novos clientes, mas também para gerar novas oportunidades de parceria com networking. Por isso, busque estar presente e representar seu Studio em feiras, eventos e workshops de Pilates e assuntos relacionados, como saúde, estética, e bem-estar.

Uma dica importante: na hora de pesquisar parceiros para seu studio de Pilates, dê prioridade a empresas que possuam princípios éticos semelhantes ao seu negócio. Parceiros expõem as marcas uns dos outros, então é importante que seu studio esteja vinculado a bons valores éticos e morais.

Tipos de co-marketing indicados para Studios de Pilates

Atrair alunos, fidelizá-los e ter as turmas sempre cheias é a melhor maneira de fortalecer a sua imagem no mercado. Mas para alcançar tudo isso, é preciso investir em ações de marketing que gerem mais oportunidades de negócio. No Marketing para Pilates, há alguns tipos de co-marketing que trazem bons resultados:

Co-marketing online

Nesta modalidade de parceria, empresas e studio realizam troca de banners inserindo a marca dos parceiros no website, produção de conteúdos em conjunto, indicação de parceiros em publicações e postagens online e divulgação de parceiros em campanhas de e-mail marketing.

A partir disso, os negócios envolvidos podem levar e receber tráfego de visitantes com interesse em assuntos relacionados, tornando essa parceria uma boa oportunidade de conseguir mais alunos para seu studio de Pilates.

Co-marketing em eventos

Uma excelente forma de firmar parcerias é organizando eventos de assuntos relacionados ao método Pilates. Neste caso, o valor investido é relativamente maior do que outras estratégias. Porém, o diferencial do co-marketing é o fato de envolver duas ou mais empresas na organização do evento, dividindo também os esforços de divulgação e gastos com publicidade, recepção e locação (se houver).

De certa forma, parcerias possuem a vantagem da publicidade gratuita, afinal cada empresa faz a propaganda para o seu parceiro. Além de alcançar um público extremamente qualificado, é uma ótima chance de gerar mídia espontânea pela divulgação em mídias sociais como Facebook e Instagram, e mídias tradicionais como TV, jornal e rádio.

Co-marketing com grandes empresas locais

Fechar parcerias com grandes empresas na sua cidade também representam uma oportunidade de divulgar seu studio de Pilates para um número maior de pessoas. Você pode fornecer aulas grátis, descontos exclusivos e convênios aos funcionários de grandes empresas, em troca da divulgação dos seus serviços.

É comum grandes empresas oferecer convênios variados aos funcionários, como farmácias e restaurantes. Desse modo, o parceiro oferece mais um benefício aos colaboradores que podem se tornar seus clientes e até indicar mais alunos para seu studio de Pilates.

Inspirações para planejar seu próximo co-marketing

A Kauffer Pilates já participou de diversos co-marketing com parceiros na área da saúde, estética e bem-estar. Para inspirar você a planejar novas parcerias para seu studio de Pilates, vamos compartilhar algumas ações de co-marketing que já passaram por aqui:

Evento: Encontro de Pilates Profissional

Em parceria com a Leve Pilates, a Kauffer organizou um evento com dois dias de workshops no método Pilates, tanto em aparelhos quanto solo. O encontro reuniu vários profissionais conceituados da área, que puderam trocar experiências e conhecer outros praticantes do método. Conheça o evento!

Workshop: Curso de Prancha de Molas com Ivana Henn

Neste curso feito em co-marketing com a Equipe Ivana Henn, a profissional aborda os princípios e essências do método, bem como indica uma série de exercícios que podem ser usados usando a Prancha de Molas da Kauffer Pilates. Saiba mais sobre o workshop!

E-book: Guia Definitivo sobre Franquias de Pilates

Em conjunto com a Pure Pilates, uma franquia conceituada no segmento de Pilates do país, a Kauffer produziu um conteúdo completo sobre franquias de pilates, trazendo as vantagens e desvantagens de apostar neste modelo de negócio, retorno do investimento e muito mais. Baixe agora e conheça!

Tudo pronto para dar o primeiro passo?

Agora que você sabe tudo sobre como realizar um co-marketing no seu studio de pilates, você já pode começar seu planejamento! Aproveite nossas dicas, estude sua lista de potenciais parceiros, escolha uma de nossas sugestões e dê seu primeiro passo nessa estratégia de divulgação que é extremamente útil para seu negócio.

Além do co-marketing, existem outras estratégias de marketing que podem ser usadas por studios de Pilates. Já publicamos conteúdos muito interessantes aqui no blog da Kauffer que vão ajudar você a aumentar seu leque de estratégias para atrair mais alunos e divulgar sua marca:

Leia mais:

Estratégias tradicionais de marketing para studios de pilates

Como iniciar o marketing de estúdio de pilates

 

 

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