Facebook Ads para studios de pilates

Ver toda a grade de horários de aulas de pilates preenchida e ainda contar com uma fila de espera de interessados aguardando por uma vaga é o sonho de qualquer dono de studio, não é mesmo? Hoje vamos te mostrar que há caminhos para você divulgar o seu negócio e reter mais alunos, e uma eficaz campanha de Facebook Ads para studios de pilates pode ser o mais curto.

A rede social é a de maior alcance entre os brasileiros e permite uma gama de segmentações de usuários, o que torna possível que a sua campanha impacte exatamente os que possuírem as características do seu público-alvo. Assim, o retorno sobre o investimento (ROI) é mais certo, já que permite atingir os perfis adequados ao seu objetivo.

Mas se você nunca criou uma campanha e não faz nem ideia de por onde começar, fique tranquilo porque nós vamos te dar o caminho das pedras. Criamos um tutorial explicando cada uma das etapas. Vamos começar?

1 – Primeiros passos

Primeiro, vamos entrar lá na fanpage do seu studio de pilates. Caso você ainda não tenha criado uma, é necessário fazer isso primeiro. Mas fique tranquilo, é bem fácil. Este tutorial te ensina passo a passo como elaborar uma.

Lá na fanpage, vá na setinha que fica na parte superior direita, como mostra na imagem abaixo. Você está vendo aquela opção “Criar anúncios”? Clique lá e vamos começar a sua campanha!

Primeiro passo para uma campanha de Facebook Ads para studios de pilates2 – Traçando um objetivo

A primeira coisa que o Facebook vai te questionar é: qual é o seu objetivo? Então, você já pensou em um? Caso não tenha, não há problema, nós vamos te ajudar a escolher a melhor opção.

Segundo passo para uma campanha de Facebook Ads para studios de pilates

 

Você observou que os objetivos se agrupam em três grandes grupos. Cada um gera um resultado diferente. Vamos te explicar cada um deles, e aí você decide o que vai mais de encontro ao que você espera, certo? Vamos começar pelo primeiro grupo de possibilidades então.

  • Reconhecimento

Se você possui um studio grande, com filiais, e quer que o nome da sua marca se torne mais conhecido, a opção Reconhecimento da marca está mais de acordo com a sua proposta.

Agora se você está começando, ou então querendo que mais pessoas da sua cidade e do seu bairro fiquem sabendo que existe um studio de pilates perto de onde moram, Divulgação nas imediações é a melhor opção.

Ainda dentro do leque “Reconhecimento”, temos a opção Alcance. Ela serve para promover conteúdos publicados na sua fanpage. Digamos que você compartilhou um conteúdo muito relevante do seu blog, quer divulgar alguma promoção, a inauguração do seu studio ou algum outro post importante, esta é alternativa mais apropriada.

Em publicações normais que você faz na fanpage, o público impactado é só o que segue a sua página, mas com essa campanha você amplia muito o número de usuários alcançados.

Já identificou aqui o seu objetivo? Ainda não? Vamos ver as outras possibilidades então.

  • Consideração

Neste grupo, a opção Tráfego pode ser a ideal se o que você quer é conquistar mais seguidores para a sua fanpage, levar usuários até o seu site/blog ou até um formulário de matrícula online.

Já se o que você quer é um envolvimento maior do público com as suas postagens, como por exemplo, confirmação de participação no evento de lançamento do seu studio, likes, comentários e compartilhamento dos seus conteúdos, Envolvimento é a sua opção.

No entanto, recomendamos cautela. Não se deixe levar pelas chamadas “métricas da vaidade”. O número de likes, por exemplo, vai realmente fazer uma diferença significativa no seu negócio, a ponto de merecer um investimento financeiro? Reflita sobre isso antes de prosseguir nesta escolha.

A opção Instalação de Aplicativo provavelmente não é o seu objetivo, a não ser que você tenha criado algum aplicativo sobre aulas de pilates ou esteja promovendo algum grande evento sobre o tema e tenha feito um aplicativo especialmente para isso. Em casos como esse, escolha esta alternativa.

A Visualização do vídeo é uma boa escolha se você produziu algum material audiovisual, como uma aula experimental de pilates, por exemplo, e quer que ele impacte muitos usuários com o perfil do seu público-alvo.

Já se você possui um studio grande, utiliza um CRM (software de gerenciamento do relacionamento com o cliente) e quer gerar conversões (como por exemplo cadastros) que possam ser abordadas pelo setor de vendas de imediato, sem que passem antes por todas as etapas do funil de vendas do marketing, escolha a opção Geração de cadastros.

As conversões geram leads. Mas afinal, você sabe o que é um lead?

Lead é um termo que, no marketing digital, é usado para denominar uma pessoa que cadastrou os dados dela em algum formulário que você fez (se converteu). Geralmente ela faz isso atraída por alguma oferta, como um eBooK ou um material relacionado ao seu negócio, algo que ela tenha interesse em baixar ou assistir. Com os dados desse lead é possível iniciar uma campanha de inbound marketing, oferecendo conteúdos relevantes a esse lead, conduzindo-o até o final de sua jornada de compra, visando convertê-lo em cliente.

A opção Geração de cadastros entrega o lead diretamente para vendas, pulando as etapas normais de uma jornada de compra. Assim, o processo fica mais rápido, mas bem menos efetivo. Se você prefere utilizar estratégias de inbound marketing e quer que o lead seja nutrido até chegar no momento em que está preparado para a compra, não escolha esta alternativa. Vem comigo até o próximo grupo de objetivos.

  • Conversão

Chegamos até as últimas possibilidades para a sua campanha. Quantas opções não? Calma que agora está terminando. Se até este ponto você ainda não encontrou o seu objetivo, restam três alternativas.

A primeira delas é a queridinha do inbound marketing. Se o seu studio utiliza blog ou e-mail marketing, preste atenção nesta opção. A alternativa Conversões visa direcionar usuários para uma landing page ou formulário, objetivando convertê-los em leads, para que possam ser nutridos com conteúdos relevantes pelo marketing, passando por todas as etapas de um funil de vendas.

Trabalhar com conversões te ajuda a entender, por exemplo, as ações realizadas por um usuário dentro do seu site, como finalização de compra, registro, adição de um item ao carrinho de compras ou visualização de uma página específica.

Praticamente qualquer página do seu site ou blog pode representar uma conversão, você só precisa copiar e adicionar o código de pixel do Facebook (oferecido pela rede social nos últimos passos da campanha) em qualquer página do seu site.

Porém, se o seu objetivo é mais focado em e-commerce, a próxima opção, Vendas do catálogo de produtos, é a mais indicada para você. Em uma campanha assim você cria um catálogo que é exibido para o seu público-alvo.

Então, se no seu studio você também vende roupas e acessórios próprios para atividades físicas, esta pode ser uma boa maneira de aumentar o rendimento do seu negócio.

Chegamos enfim na opção final de objetivos oferecidos pelo Facebook. Se você não se identificou com nada do que viu até aqui, há ainda uma possibilidade. Visitas ao estabelecimento pode ser a sua escolhida se você quer impactar as pessoas que estão pelas imediações do seu studio, com o objetivo de atraí-las ao local.

Viu quantas alternativas você tem? Leia cada uma cuidadosamente e veja qual vai mais de encontro ao tipo de retorno que você quer ter.

Para seguirmos com este tutorial, vamos supor que você escolheu o objetivo Alcance, que é o que identificamos que é mais utilizado por nossos clientes. No nosso passo a passo, vamos simular que esse objetivo foi escolhido visando promover um post de uma fanpage de studio de pilates. Vamos até o próximo passo?

3 – Informações da conta

Definido o seu objetivo, clique no botão “Criar conta de anúncios”. Você vai se deparar com a tela que está abaixo.

Terceiro passo para uma campanha de Facebook Ads para studios de pilates

Aí então é só selecionar o seu país, a moeda corrente vai aparece automaticamente e o fuso horário você terá que definir de acordo com o local geográfico onde está situado o seu studio. Essa parte foi bem fácil não é? Clique no botão “Continuar” e vamos adiante!

4 – Personalizando público

Chegou o momento de definirmos quem a sua campanha vai atingir, e o Facebook te permite segmentar isso ao extremo, utilizando inclusive o histórico que você já tem documentado. Aproveite bem as possibilidades, pois quanto mais segmentado for o público, mais eficaz será a sua campanha de Facebook Ads para studios de pilates.

Na tela que está abaixo, note que existem as opções “Criar novo” e “Usar um público salvo”.

Quarto passo para uma campanha de Facebook Ads para studios de pilates

Se você já criou alguma campanha de Facebook Ads para o seu studio, pode utilizar a opção “Usar um público salvo” para não precisar preencher novamente os dados do seu público-alvo. Se for a primeira vez que faz uma campanha, vamos preencher os campos com as características do seu público e, da próxima vez que você for criar outra, já vai poder aproveitar essas informações.

O primeiro campo que aparece na tela, “Público Personalizado”, é o ouro do Facebook Ads. Por ele você pode utilizar dados sobre os clientes do seu estabelecimento, por exemplo, ou visitantes do seu site, usuários que utilizaram um aplicativo seu (caso tenha um) e pessoas que se envolveram de alguma forma com as publicações da fanpage do seu studios de pilates. Não é o máximo?

Assim, a sua campanha será baseada em dados concretos de público. Há quatro possibilidades de segmentação:

Quarto passo - parte 2 - para uma campanha de Facebook Ads para studios de pilates

A sua escolha está diretamente atrelada ao objetivo que você definiu no passo dois. Pela primeira alternativa, Arquivo de clientes, é possível, por exemplo, subir a sua base de e-mails ou planilha com o cadastro dos cliente do seu studio de pilates.

Na segunda, Tráfego no site, você pode nivelar o seu público de acordo com os visitantes do seu site ou alguma página específica da internet. Que interessante, não acha?

Provavelmente a opção Atividade em aplicativos não será a sua escolha, mas se for, você pode descrever o seu público e colocar o nome do aplicativo a ser utilizado como base para traçar o perfil de público.

Envolvimento no Facebook é a opção que você deve escolher se o objetivo da sua campanha de Facebook Ads para studios de pilates é impulsionar o alcance de um post da sua fanpage.

Por ali você é apresentado a outras quatro possibilidades. A escolha deve estar de acordo com o tipo de post que você quer impulsionar. Se é um Vídeo, esta é a melhor escolha, pois o Facebook se baseará nas pessoas que já assistiram aos seus vídeos.

Já se você está querendo aumentar o alcance de um post que leva a uma landing page ou formulário, escolha Anúncio de Cadastro, pois a base utilizada serão as pessoas que já acessaram ou até se converteram em uma publicação similar.

Caso você utilize a ferramenta empresarial Canvas e queira atingir o perfil de público que já abriu o seu Canvas no Facebook, escolha a terceira opção.

No entanto se você, como a maior parte de nossos clientes, está mais interessado em impactar o público que já curtiu, compartilhou, comentou ou teve algum tipo de envolvimento com os posts da sua fanpage, a última opção, Página, com certeza é para você!

Vamos seguir?

5 – Segmentando ainda mais

Após personalizar o público, vamos melhorar o foco de sua campanha de Facebook Ads para studios de pilates ainda mais. Como? Segmentando, segmentando e segmentando novamente!

Abaixo de Públicos Personalizados existe a opção Localização. Ela permite incluir uma localização específica, que pode ter da maior abrangência, como um continente, até a menor, como uma rua.

O segredo não é sair abraçando o mundo, e sim ter foco. Qual é a abrangência do público-alvo do seu studio de pilates? A resposta a essa pergunta deve ser a localização a ser incluída no campo.

Depois, escolha se o mais interessante para o seu negócio é atingir pessoas que moram ou que visitaram o local. Passe o mouse pelas opções e veja qual atende melhor ao seu objetivo.

Os campos Idade, Gênero e Idioma você pode preencher de acordo com o perfil do público-alvo do seu studio de pilates ou, se o objetivo da sua campanha altera de alguma forma esse público (posts de dia das mulheres, voltados mais para o público feminino, por exemplo), dê preferência ao que se encaixa mais com os objetivos da campanha.

Logo abaixo, em Direcionamento detalhado, é possível incluir diversos dados sobre o seu público, desde interesses até área de negócios. Aproveite bem essas possibilidades que o Facebook te oferece, quanto mais focada for a sua campanha, mais eficaz será o resultado.

Em Conexões há mais uma gama de possibilidades. Na opção Páginas do Facebook, por exemplo, você pode excluir pessoas que curtiram a sua página, pois elas já visualizam os seus conteúdos, e/ou pode escolher atingir amigos de pessoas que curtiram a sua fanpage, já que eles podem ter um perfil semelhante e igual interesse por pilates, entre outras alternativas.

Após escolher entre todas as opções possíveis e imagináveis de segmentação que o Facebook te proporciona, você pode clicar no botão “Salvar este público”, o que vai facilitar a sua vida nas próximas campanhas, pois você terá a opção de utilizar o público já salvo.

6 – Posicionando a sua campanha de Facebook Ads para studios de pilates

A próxima etapa é escolher em que local o público vai visualizar a sua campanha. As possibilidades de posicionamento dependem do tipo de tipo de anúncio e do design da campanha.

O mais recomendado para quem ainda não tem uma sólida experiência com Facebook Ads é a opção Posicionamentos automáticos, que permite que a própria rede social otimize o posicionamento da sua campanha, balanceando os melhores resultados com o menor custo médio geral.

Vamos agora ver o orçamento da sua campanha e quando ela vai começar?

7 – Definindo orçamento e programação

Vamos aos investimentos? Nas campanhas de Facebook Ads podemos escolher alguns tipos de orçamentos. Os mais comuns são: diário e vitalício.

O diário é o valor médio que você está disposto a gastar com a sua campanha por dia (abaixo é calculado automaticamente o valor semanal) e o vitalício é o que você pretende gastar, considerando-se as horas de veiculação de um intervalo de períodos definidos por você.

Sétimo passo para uma campanha de Facebook Ads para studios de pilates

 

O Facebook já sugere um valor médio, que pode ser alterado. O valor influencia no resultado, mas não é determinante, pois a rede também leva em conta a experiência do usuário, mesmo em campanhas pagas. 

Então, uma campanha com um orçamento menor pode ser exibida para a mesma quantidade de usuários que uma com orçamento maior, se o Facebook entender que uma a campanha mais barata, devido ao seu conteúdo e otimização, proporciona uma experiência melhor para o usuário. Nós recomendamos que você utilize o valor sugerido.

Há ainda um link para opções avançadas, aonde é possível realizar algumas configurações mais personalizadas, como definir a quantidade de dias em que o anúncio não deve ser exibido para a mesma pessoa, fazer um lance manual para cada mil impressões da sua campanha (visualizações), escolher se quer que os anúncios sejam veiculados de acordo com uma programação ou não e até escolher se quer que os anúncios sejam exibidos o mais rápido possível.

Essas opções, como o próprio nome já diz, são opções avançadas, então se você não é um expert em Facebook Ads, recomendamos que você não as utilize. Se você está dando os primeiros passos em campanhas assim, o que sugerimos é a utilização do orçamento vitalício, aonde você define exatamente por quanto tempo a campanha irá ficar ativa e sabe o custo exato que ela terá no total.

Após definido o seu orçamento, dê um nome para a sua campanha, que te remeta a ela facilmente, para que você possa identificar os resultados advindos dela depois. Feito isso, clique em “Continuar” e vamos adiante!

8 – Escolhendo o formato ideal para a sua campanha

Agora vamos verificar qual é a melhor aparência para a sua campanha. Veja as opções:

Oitavo passo para uma campanha de Facebook Ads para studios de pilates

A primeira, Carrossel, é uma formatação mais adequada se a sua campanha é mais focada em e-commerce, pois a opção te permite colocar um catálogo de imagens, ideal para venda de produtos.

Imagem única é a opção ideal se o que você quer é promover uma publicação da sua fanpage. Por ela é possível colocar uma imagem em foco, texto e um botão chamando o usuário a uma ação, como “Confira aqui!”.

Vídeo único é a opção de formato que você deve escolher se quer promover um vídeo que produziu do seu studio, como um de aula experimental ou lançamento.

Caso você esteja promovendo mais de um vídeo, a alternativa Apresentação multimídia deve ser a sua escolha. Por último, se você trabalha com a ferramenta empresarial Canvas, e quer combinar imagens e vídeos, escolha esta opção.

9 – Escolhendo imagens

Vamos supor que você escolheu, no passo anterior, a opção Imagem única para promover um post da sua fanpage. O próximo passo agora é escolher uma imagem para a sua campanha. O Facebook te dá três alternativas, veja:

 

Nono passo para uma campanha de Facebook Ads para studios de pilates

 

Caso você tenha realizado uma campanha antiga e queira reaproveitar uma imagem que já utilizou anteriormente, isso pode ser feito pelo botão Procurar na biblioteca.

Também é possível subir fotos do seu computador por meio do botão Carregar imagens. Mas atenção, só utilize essa opção se você possuir imagens de alta qualidade, na dúvida, prefira o Banco de imagens gratuito.

Essa opção te permite pesquisar imagens de acordo com um termo específico, como “pilates”, por exemplo. Só tome cuidado para não escolher uma foto em que apareça um equipamento de uma marca diferente da que você tem no seu studio.

Sempre observe as recomendações que o Facebook te oferece na lateral direita da tela. Ele te diz o tamanho ideal da imagem, a proporção e te dá dicas, como não utilizar texto sobreposto à imagem.

Quanto menos texto, mais a rede social considera que a sua campanha oferece uma boa experiência para o usuário, então mais destaque ela terá. Se for utilizar texto, não deixe que ele ocupe mais de 20% do espaço.

10 – Ajustando a página e o texto

Estamos chegando aos últimos passos. Quantos detalhes não é? Mas é nos detalhes que mora o sucesso. Chegando neste passo você já consegue visualizar, do lado direito da tela, como está ficando a sua campanha. Agora vamos dar os últimos retoques.

Décimo passo para uma campanha de Facebook Ads para studios de pilates

Se o seu studio de pilates possui uma conta no Instagram, você pode adicioná-la por meio do botão Adicionar uma conta. Caso ainda não tenha, por este mesmo caminho você cria uma.

Logo abaixo do botão você verá o campo Texto. É por ali que você “vende o seu peixe”. Faça uma descrição sobre o que é a sua campanha. Seja claro, instigue no público a vontade de clicar e tente ser sucinto. O texto que você colocar neste campo irá aparecer na parte superior da campanha.

Agora vamos colocar o link para o seu site/blog/fanpage? Para isso é só colocar o endereço no campo URL do site. O Facebook levará todos os usuários que clicarem na sua campanha até o link que você colocar. Escolha uma página que tenha relação direta com o que você está oferecendo.

No campo Link de exibição, você pode escolher uma URL amigável para exibir para o público. Por exemplo, digamos que o link do seu site termine em várias letras e números, assim: www.empresateste.com/act=3197569317063&pid=p1.

Uma URL como essa não é nada agradável de se ver. Você pode exibir para os usuários um link fictício: www.empresateste.com/facebook-ads-para-studios-de-pilates. Dessa forma, o público que clicar no seu link será direcionado para o endereço correto, mas visualizará a URL amigável que você colocou.

Em Título, escolha um título de até 63 caracteres. Se você estiver sem ideias, temos uma dica para você. O site Máquina de Títulos pode te fornecer algumas estruturas de títulos matadores que você pode utilizar.

Se o conteúdo do título em si ficar um pouco sem sentido, utilize apenas a estrutura gerada e coloque o conteúdo de uma forma que faça sentido.

Logo abaixo, no campo Descrição do link no Feed de Notícias, você coloca o texto que irá aparecer logo abaixo do título. Utilize no máximo 156 caracteres, para que a sua descrição possa ser lida inteira, sem cortes.

Agora a próxima etapa é colocar um texto no botão que chame o seu público a praticar uma ação, como por exemplo Fale conosco, Ligue agora, entre outros. Existe também a opção de não colocar nenhum botão, mas recomendamos que você coloque, para a sua campanha ser mais efetiva.

Abaixo, o Facebook te permite mais algumas configurações avançadas. É possível utilizar o Rastreamento de pixel, conforme falamos anteriormente neste post, na explicação do objetivo Conversões.

Habilitando a opção Rastrear todas as conversões do meu pixel do Facebook, a rede social gera um número de identificação do pixel, que você pode utilizar nas páginas do seu site/blog, na parte de HTML.

Caso você não entenda de programação e queira utilizar esse pixel, peça para a pessoa que desenvolveu o seu site colocá-lo na página que você deseja.

Após fazer todas as configurações da sua página, podemos checar todas as informações da sua campanha. Vamos lá? Clique no botão Conferir pedido. Caso haja algum erro, o Facebook te mostrará o botão Corrigir erro e te apontará qual é o problema, para que você possa corrigir.

Depois de tudo conferido, vamos para o último passo da sua campanha. Ufa, agora falta pouco! Clique no botão Fazer pedido e vamos avançar.

11 – Informando dados de pagamento

Chegamos até a tela de pagamento. A primeira coisa a fazer é adicionar o país em que o seu studio de pilates está.

Décimo primeiro passo para uma campanha de Facebook Ads para studios de pilates

Depois, é possível fazer o pagamento da sua campanha de Facebook Ads para studios de pilates de três formas. A primeira opção é utilizar o cartão de crédito ou débito. Para isso, habilite esta opção, escolha a sua bandeira e preencha os dados.

A segunda opção é o pagamento por meio do sistema Paypal. Ele permite a transferência de dinheiro usando um endereço de e-mail. Outra forma é realizar o pagamento por meio do Internet banking. Para isso, adicione uma conta bancária.

Caso você possua algum cupom de desconto, habilite a opção Eu tenho um cupom para resgatar.

Pronto! Agora é só clicar no botão Continuar. Depois é só aguardar a aprovação, o que costuma ser rápido, e está finalizada a sua campanha de Facebook Ads para studios de pilates!

Leia maisLeia mais
– Promoção de aula de pilates nas redes sociais: sim ou não?
– Como criar uma fanpage para o seu studio de pilates em 10 passos
– O que postar na fanpage do seu studio de pilates?

O nosso tutorial te ajudou? Você conseguiu montar a sua campanha? Comente e nos conte a sua experiência!

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