Estratégias para o marketing de estúdio de pilates são extremamente importantes para o crescimento do negócio. Arrisco dizer que são elas que vão mantê-lo funcionando. Afinal, esta é uma área em plena expansão e já com grande concorrência no mercado. Por isso, o marketing se torna mais do que necessário, se torna essencial.

O sucesso de um estúdio vai além da escolha de equipamentos de qualidade e da contratação de profissionais especializados. É preciso divulgar o local, atrair alunos, fidelizá-los e ter as turmas sempre cheias para fortalecer a sua imagem no mercado. Tudo isso é feito por meio de ações de marketing que trazem resultados financeiros satisfatórios.

Se você está começando a montar o seu estúdio de pilates, vai precisar pensar em ações para divulgação do seu negócio para atrair os primeiros clientes. Se você já tem o seu, mas não investe em marketing, pode estar perdendo espaço para a concorrência ou prejudicando a saúde financeira da sua empresa.

Quer começar a investir em marketing para o seu estúdio de pilates? Confira essas dicas que preparamos para você:

Planejamento de Marketing de estúdio de Pilates

Antes de tomar qualquer decisão de marketing, você precisará fazer um planejamento de ações, seja na abertura do estúdio, seja durante a vida do seu negócio. Um erro comum cometido por muitos empresários é tomar as decisões baseadas em “achismo”. Você precisa focar suas estratégias com base no que os clientes querem e precisam.   

Defina os seus objetivos

Como já falamos, antes de qualquer ação prática será preciso sentar e planejar o marketing de estúdio de pilates. Um dos primeiros itens desse planejamento será a definição de um objetivo a ser alcançado.

objetivos para marketing de estúdio de pilates

IMPORTANTE: estipule objetivos realistas, que você consiga realizar com o orçamento e braço disponível para as ações. O lucro precisa continuar existindo diante dos investimentos.

Defina o orçamento

Não adianta ter ideias que vão custar muito caro se o seu orçamento é baixo. Estipule um valor a ser gasto e foque seus objetivos dentro desse valor. O prazo para cumprir o objetivo também é importante para que se tenha uma base de tempo de atuação e para medir os resultados depois.

Conheça o seu público-alvo

Quem é o seu público-alvo? É importante saber que tipo de pessoa você quer atingir e quais as características dela, pois isso vai ajudar a guiar as suas ações de marketing.

Você deve estar pensando que quer atingir todas as pessoas possíveis, mas esse é um dos grandes erros cometidos no marketing para estúdios de pilates. “Atirar para todo lado” não traz resultados satisfatórios e não permite que você mantenha o foco nas ações.

marketing de estudio de pilates

Esses são alguns exemplos que vão ajudar a direcionar as ações de marketing, descontos, promoções e campanhas, mas você pode questionar outros aspectos que tenham relevância para você.

Pense nas ações

Chegou a hora de pensar nas ações, que podem ser digitais ou offline. Saiba que o marketing envolve desde uma boa escolha do nome para o estúdio de pilates até a identidade visual dele, passando pelas promoções e comunicação visual, como folders e cartões de visita. Ou seja, vai além de pacotes de aulas com descontos.

Identidade visual e materiais gráficos de Pilates - Kauffer Pilates

Com o objetivo e o público que você deseja atingir definidos, se torna mais fácil escolher quais ações serão utilizadas. Selecionamos algumas ideias que podem estar no seu planejamento. Confira:

Ações de marketing offline

  • Treine a sua equipe: um atendimento de qualidade é indispensável para a imagem do seu negócio;
  • Use materiais impressos: folders, flyers e cartões de visita são uma ótima opção de material de divulgação. Distribua em locais estratégicos, próximos ao estúdio, ou locais em que o seu público frequenta.
  • Faça turmas especiais: turmas só de homens, idosos ou grávidas, por exemplo, podem atrair um público que se sente mais confortável em fazer aulas com quem tenha mais afinidade;
  • Incentive indicações: ofereça descontos, brindes ou aulas extras para quem indicar amigos e familiares;
  • Ofereça brindes: presenteie os alunos mais assíduos, os mais antigos ou aqueles que trouxerem um amigo;
  • Aposte na periodização das aulas: ideal para manter o comprometimento de alunos e professores;
  • Faça marketing sensorial: uma forma de estimular os cinco sentidos do aluno.
  • Realize eventos de integração: reúna alunos e professores em datas especiais. Isso cria um vínculos entre eles, algo essencial para se sentirem motivados.

Ações de marketing online

Site e blog: muitas pessoas usam a internet para procurar um estúdio de pilates perto de casa. O seu site servirá como referência para as aulas, mas pode também trazer informações e dicas sobre saúde por meio de um blog. O Marketing de Conteúdo é uma boa estratégia para educar o cliente para o seu negócio e melhorar o posicionamento do seu site no Google.

Redes sociais: aproveite a facilidade das redes sociais para se comunicar com o seu público e divulgar serviços e promoções;

Aplicativos de celular: aplicativos como o WhatsApp são uma boa forma de comunicação com os alunos. Crie grupos e dê dicas de saúde para mantê-los motivados.

Agora que você já sabe como iniciar o marketing de estúdio de pilates, coloque em prática essas dicas e faça o seu negócio crescer ainda mais. Precisando de ajuda, entre em contato com a nossa equipe de especialistas.

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