É incrível pensar que, quase um século após a invenção da Contrologia por Joseph Pilates, ainda exista a ideia de que o método Pilates é indicado apenas para mulheres. O que muita gente não sabe ainda é que o Pilates é sim indicado também para homens, bem como para os mais diversos públicos possíveis. Afinal, estamos falando de uma modalidade que praticamente não tem contraindicações.
Para ajudar a desconstruir esse mito e mostrar os benefícios do Pilates para homens, fizemos uma listinha de argumentos para te ajudar a conquistar cada vez mais o público masculino no seu studio:
Corpo mais forte
Não é incomum ouvir novos praticantes de Pilates falando que descobriram novos músculos no corpo com a dor após as aulas. Por trabalhar todas as partes do corpo, o Pilates ajuda na ativação de músculos pouco utilizados no dia a dia de uma pessoa normal. Tudo isso se reflete em um corpo mais forte tanto para as rotinas diárias como para quem pratica algum outro tipo de esporte.
Previne lesões
Outra consequência dessa ativação de todo o corpo é a prevenção do surgimento de novas lesões. Por fortalecer músculos que são essenciais na sustentação de juntas e promover uma maior consciência corporal, o Pilates para homens pode ser uma arma indispensável para atletas amadores e de alto nível no combate às lesões.
Melhora a postura
A espécie humana nunca ficou tanto tempo sentada quanto nos dias de hoje. Fora as oito horas de trabalho diário, muita gente ainda encara sentada outras tarefas rotineiras, como estudar e se deslocar. Some-se a isso o sedentarismo e o uso prolongado de celulares e o resultado é um corpo mais fraco e desequilibrado.
O trabalho completo de corpo que o método Pilates promove, ajuda na melhor sustentação do esqueleto e, consequentemente, em uma melhora geral da postura do praticante. Em poucas aulas é possível notar a diferença!
Menos dores
Tirando as dores pós-treino, os praticantes de Pilates costumam sentir diminuição de dores articulares e relacionadas a problemas posturais e outras questões físicas. Isso porque, além de promover o fortalecimento do corpo como um todo, o Pilates também trabalha o alongamento, o que pode gerar alívio quase imediato em dores e desconfortos por todo o corpo.
Complemento para outros esportes
Futebol, artes marciais, corrida, musculação, cross fit… Não importa que outras modalidades a pessoa praticar, o método Pilates sempre será um bom complemento. Seja por promover um melhor equilíbrio do corpo, aumentar a flexibilidade e o controle do corpo como um todo, o Pilates deveria ser a segunda atividade de todo esportista.
Conclusão
Não há dúvidas de que a grande maioria dos praticantes de Pilates são mulheres, o que deixa um terreno fértil pronto para quem quiser investir em tentar atrair o público masculino. Com os argumentos que listamos acima, você terá muito mais poder de convencimento para vender o método Pilates para homens.
Que outros argumentos para convencer homens a praticarem o método você tem utilizado e visto resultado? Conta pra gente aí nos comentários!