avaliação postural no Pilates

Confira neste conteúdo o que é uma avaliação postural no Pilates, algumas dicas de como realizá-la com seus alunos e os benefícios que essa prática proporciona.

O que é uma avaliação postural no Pilates

Primeiramente precisamos saber e entender o valor e o significado da palavra avaliar ou avaliação: É dar valor, reconhecer a intensidade e determinar.

Todo profissional precisa avaliar seu aluno, ou seja, mensurar sua capacidade e determinar intensidades a curto, médio e longo prazo, tendo um olhar clínico para cada movimento.

Para isso, é fundamental uma correta avaliação postural no Pilates, para saber a real necessidade do aluno com a sua proposta. É na avaliação que começa todo o  trabalho, é a partir dela que as metas são traçadas para um bom programa de reabilitação ou condicionamento físico na Clínica ou Studio.

A avaliação postural no Pilates não pode partir de uma visão somente estética, ela precisa ir além. É preciso entender a função de cada segmento, aplicar os testes que o seu estúdio julga importante e necessário para a elaboração do programa de treinamento, os testes poderão ser estáticos ou dinâmicos.  

Como fazer uma boa avaliação postural no Pilates

É comum pensarmos em má postura e já relacionarmos com a coluna, mas outras alterações devem ser levadas em conta para fazer uma boa avaliação postural no Pilates.

A má postura nada mais é que a soma causada por desequilíbrios entre musculatura agonista, a que faz o movimento, e a antagonista, a que se opõe ao movimento aliada ao sedentarismo ou ainda ao excesso de sobrecarga na estrutura do músculo esquelético.

Essas alterações acabam fazendo com que o músculo mais hiperativo ou encurtado, puxe a estrutura em relação ao músculo fraco ou hiper alongado, desalinhando a articulação. A partir desse ponto, o corpo tentará encontrar formas de compensar esse desalinhamento e sucessivamente a má postura vai se instalando.

Um bom exemplo de como o nosso corpo vai se adaptando, é a adequação da postura de hiperlordose. Nessa postura, a fraqueza dos músculos abdominais, principalmente o transverso do abdômen, faz com que os órgãos se projetem para frente e para baixo “puxando” a coluna para frente e aumentando a curvatura da coluna lombar, fazendo-a passar de lordose para hiperlordose, levando a pelve a se rodar para frente (anteversão).

É importante questionar o aluno sobre seus hábitos diários, como: trabalho, esportes, hobbies indoor ou outdoor, forma de dormir, sentar, se usa salto alto e sua frequência, as posições que provocam dores, os problemas de saúde, entre outros – quanto mais informações e detalhes, melhor!

Depois de todas as informações colhidas, você parte para a avaliação postural no Pilates, observando todas as alterações. Não há uma regra ou padrão para uma boa avaliação, profissionais e empresas de vários segmentos desenvolvem ferramentas com sistemas elaborados para chegar o mais próximo de uma boa avaliação postural. O bom é quando o profissional de Pilates tem o olho clínico e a vivência somada ao conhecimento.

Quando efetuamos uma avaliação postural no Pilates, estamos levantando todas as alterações presentes em cada articulação, iniciando pelo tornozelo e ascendendo até a articulação entre a coluna cervical e a cabeça, tanto numa vista lateral, como anterior e posterior, e esta avaliação irá nos mostrar de que forma o corpo tem se adaptado a estímulos constantes de vários fatores diários que contribuem para essas alterações.

Benefícios da avaliação postural no Pilates

A importância de ter uma boa postura está relacionada a vários benefícios, mas principalmente ao que chamamos de alinhamento crânio vertebral, evitando problemas futuros de coluna, o bom funcionamento dos órgãos internos e toda a estrutura do nosso esqueleto.

O psicológico também é afetado quando encontramos um corpo em péssimas condições estruturais, uma boa postura faz com que o indivíduo fique mais proativo para a vida e meio corporativo.

Tudo tem que estar rigorosamente em seu devido lugar, sem sobrecargas nos dedos, pés, tornozelos, pernas, pélvis, coluna e cabeça que tem melhor harmonia na sustentação do corpo estando em posição neutra.

Uma boa avaliação postural no Pilates, auxilia para a proteção do sistema músculo esquelético, os quais cuidam e protegem as estruturas de apoio do corpo contra lesões e deformidades.

Fonte: Sérgio Borges – Pure Pilates.

Gostou desse conteúdo?

Veja outros conteúdos que possam interessar você:

Pilates para escoliose: Exercícios com bola suíça
Black Friday 2018: Como atrair mais alunos para seu estúdio de Pilates!
Retrospectiva: EPP 2018 – 4º Encontro de Pilates Profissional – Parte II

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Se quiser continuar esse papo e saber como a Kauffer pode ajudar o seu Studio de Pilates, entre em contato!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.