A periodização das aulas de Pilates como estratégia de marketing

Você já parou para pensar na importância do planejamento e estruturação das aulas em seu estúdio de pilates? Assim como qualquer atividade física, o pilates é ensinado de maneira progressiva, surgindo assim a necessidade da periodização.

Acompanhe os detalhes a seguir para compreender sobre esta metodologia e saiba como ela pode beneficiar seu estúdio.

O que é a periodização no pilates

A periodização é uma forma de organizar e estruturar as atividades do pilates de maneira específica para cada aluno, estabelecendo sempre objetivos a serem atingidos dentro de um período predeterminado por professor e aluno.

Na prática, a periodização se resume em utilizar uma ficha de avaliação física e postural como base para acompanhamento. O instrutor deve conversar com o aluno para conhecer as necessidades dele, e assim, projetar uma meta para as aulas.

Além de ser fundamental para a organização das aulas, a prática da periodização possibilita mais comprometimento, tanto de alunos quanto de instrutores.

Os alunos passam a ficar mais motivados com as aulas, e assim tendem a manter uma frequência. Já os instrutores poderão manter a satisfação dos alunos, atuando com mais dedicação no que realmente é necessário para atingir as metas deles.

Benefícios da periodização

  • Ao organizar cada sessão de treinamento por período, é possível ganhar um tempo maior em relação à quantidade de alunos;
  • Melhor qualidade nas sessões;
  • O instrutor tem uma direção de como montar o treinamento;
  • Mais satisfação dos alunos;
  • O profissional poderá estimular a criatividade, o senso de organização, a responsabilidade e a disciplina ao colocar em prática a periodização;
  • Mais foco nas metas desejadas pelos alunos.

A periodização como estratégia de marketing

Agora você conhece o conceito de periodização no pilates e sabe como esta prática é vantajosa para seu estúdio, mas saiba que os benefícios não param por aí. A periodização também pode ser uma excelente ferramenta para a estratégia de marketing de seu estúdio.

A partir do momento em que seu estúdio demonstra mais comprometimento com seus alunos, a ponto de saber o que cada um fez ou fará em um próximo período, então a fidelização será uma consequência.

Se um aluno contrata um plano semestral em seu estúdio, por exemplo, os instrutores responsáveis pelo atendimento dele organizam uma planilha para identificar as necessidades que ele tem, estipular metas e até mesmo o melhor caminho para conquistá-las durante esse período.

Atuando com base na periodização, os resultados serão alcançados, o aluno se sentirá satisfeito e terá o prazer de indicar o estúdio para outras pessoas no tradicional marketing boca a boca.

Dicas para promover a periodização em meu estúdio

  • Quando o aluno se matricular em seu estúdio, converse com ele para conhecer as necessidades que ele tem e explicar o seu método. Mostre na prática como funciona a periodização, para que assim haja um comprometimento de ambas as partes;
  • Tenha sempre uma planilha de controle para cada aluno e anote as metas, treinos e datas;
  • Caso seja necessário, faça ajustes no cronograma ao longo do período, para que o aluno tenha um melhor aproveitamento;
  • Ao montar as atividades de cada aluno, procure ser criativo e tente utilizar todos os aparelhos presentes em seu estúdio. Isto manterá o aluno estimulado e evitará que as aulas pareçam tediosas;
  • Mantenha o aluno sempre informado sobre o progresso dele, dando-lhe feedbacks sobre o desempenho.

Cada pessoa que busca pela prática do pilates possui uma necessidade única e, dessa forma, é fundamental que os estúdios compreendam a importância de promoverem a periodização como metodologia ideal na satisfação dos alunos.

A partir do momento em que o aluno e o instrutor estipularem uma meta para a prática do pilates, será possível identificar com clareza a eficiência que esta atividade proporciona para seus praticantes.

Por outro lado, quando o estúdio não aplica a periodização em das aulas, consequentemente os alunos passam a ver cada aula de pilates como uma prática avulsa em vez de enxergarem como parte de uma meta.

Vale ressaltar também que a periodização não se restringe somente à organização das aulas, pois o marketing também passa a ser beneficiado ao apresentar um estúdio mais organizado e com clientes fidelizados que o recomendam para outras pessoas.

Leia maisLeia mais
– Como organizar as aulas do seu studio de pilates
– Como abordar o aluno na primeira aula de pilates?

E você, já utiliza a periodização em seu estúdio? Compartilhe conosco a sua experiência, comentando aqui embaixo:

 

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.

    ×