Este conteúdo foi feito para você que está pesquisando por aparelhos de Pilates, seja para abrir o seu studio ou reformá-lo. Podemos encontrar no mercado infinitas possibilidades em questão de preço, estética, qualidade e durabilidade. Além disso, para quem está começando, fica difícil escolher quais são os aparelhos de Pilates mais importantes e o que é essencial levar em conta na hora de adquiri-los, alinhando principalmente o custo-benefício. Continue sua leitura, e confira nossas dicas!

Aparelhos de Pilates – Por onde começar?

aparelhos de pilates

Primeiramente, existem diversas opções de aparelhos de Pilates e, por conta disso, é fundamental conhecer cada um deles, suas funcionalidades e as atividades que podem ser realizadas. Quanto mais conhecimento você tiver, mais saberá o que é melhor apropriado para os seus alunos, seja na questão inicial do seu studio, ou na questão de reformular suas aulas e criar segmentações de público.

Para ajudar você nessas escolhas e minimizar os erros ao comprar aparelhos de Pilates, vamos falar um pouco sobre os principais equipamentos, os exercícios que podem ser proporcionados por eles, e principalmente, o que não pode faltar na hora da sua decisão.

Vamos lá?

Aparelhos de Pilates – Reformer

aparelhos de pilates

O Reformer é um dos aparelhos de Pilates mais utilizados do mercado. Ele auxilia nas atividades que trabalham toda a musculatura do corpo, podendo ser utilizado pelo aluno de pé, sentado, na vertical, e em quatro apoios.

Os exercícios praticados nesse aparelho de Pilates trabalham a coordenação motora, a mobilidade, a força, a flexibilidade e o equilíbrio. Tornando-se um dos principais equipamentos, pois é extremamente versátil e funcional. Você também pode encontrar o Reformer na versão Torre, onde na sua extremidade há realmente uma torre, na qual podem ser acoplados acessórios próprios do Pilates, aumentando ainda mais a gama de exercícios.

Na hora da compra, dê preferência à Reformers com trilho em alumínio, um material resistente à corrosão e de fácil limpeza. Vale lembrar que no mercado existem aparelhos com estofamento em espuma ou EVA, e a durabilidade do EVA é bem maior, então fique atento nesse ponto na hora da compra!

O design diferenciado, o Reformer Kauffer conta com um sistema exclusivo de corda única, tornando possível utilizá-la de forma livre ou com dois lados independentes. O ajuste da distância das alças se torna muito mais ágil e prático, otimizando o tempo das aulas. Além disso, evita que o aluno faça mais força em um dos lados da corda.

Para ficar mais fácil de compreender, confira os nossos vídeos demonstrativos:

Aparelhos de Pilates – Cadillac

aparelhos de pilates

O Cadillac também está incluso na lista dos aparelhos de Pilates mais utilizados nos Studios. Pode se dizer que é um dos aparelhos mais completos criados por Joseph Pilates, e que não pode faltar nas suas aulas!

O equipamento pode contar com acessórios que o deixarão mais versátil, como as barras, alças, o trapézio, molas e o acessório clássico Airplane Board. Ele tem como foco auxiliar na correção dos padrões de movimento e melhorar a qualidade de vida de forma geral.

Os exercícios praticados nesse aparelho de Pilates trabalham toda a musculatura do corpo, beneficiando a postura, proporcionando o aumento de força, flexibilidade e equilíbrio. Além de outros benefícios incríveis para o corpo e mente que o próprio Pilates nos permite sentir.

Na hora da compra é importante verificar se o aparelho é fabricado com aço inox, pois esse material irá garantir muito mais resistência e durabilidade ao seu equipamento. Se o acabamento for em madeira com verniz fosco, irá garantir uma maior resistência à umidade.

O Cadillac Kauffer não possui pontos de solda, o que torna o aparelho muito mais robusto, resistente e com manuseio facilitado.

Confira os nossos vídeos demonstrativos e entenda melhor:

Aparelhos de Pilates – Step Chair

aparelhos de pilates

A Step Chair segue na lista dos aparelhos de Pilates mais utilizados, destaca-se por ser um equipamento menor, que ocupa menos espaço nos Studios. Ele pode ser utilizado pelo aluno de pé, sentado, e deitado com o auxílio de um apoio.

Esse aparelho de Pilates auxilia nas atividades que trabalham resistência, força e equilíbrio. Além de ser benéfico para a coluna vertebral.

A maior vantagem do Step Chair é a possibilidade de trabalhar com maior resistência contra o corpo do aluno, aumentando os efeitos e agilizando os resultados desejados.

Na hora da compra não esqueça de verificar como é a estrutura do aparelho, pois com tempo de uso alguns equipamentos tendem a ficar bambos.

O design inovador da Step Chair Kauffer facilita a visualização das furações da bengala, descomplicando o ajuste da altura. O manuseio das molas é feito de forma prática através de fitas, sem a necessidade de encostar nas molas. A empunhadura da bengala é revestida com handlebar tape, material utilizado por ciclistas de alta performance, proporcionando muito mais aderência e maciez na hora da pegada.

Para ficar mais simples, confira os nossos vídeos demonstrativos:

Aparelhos de Pilates – Ladder Barrel

aparelhos de pilates

O Ladder Barrel segue na lista dos aparelhos de Pilates que não podem faltar no seu Studio. Ele auxilia nas atividades que trabalham principalmente a extensão, flexibilidade e fortalecimento da coluna e quadril. Além de desenvolver a força dos músculos abdominais e ser utilizado para alongamentos.

Na hora da compra não esqueça que equipamentos com a base estrutural em aço possuem desgaste mecânico muito menor em relação à madeira, além de garantir maior estabilidade e durabilidade. Se a barra superior do Ladder Barrel possuir olhais (ganchos) nas extremidades, irá possibilitar uma gama maior de exercícios com utilização de faixas e molas.

Gostou das nossas dicas?

Seguem outros conteúdos que possam interessar você:

Vale lembrar que desde 2006 a ACSM (American College of Sports Medicine) vem realizando a Worldwide Survey of Fitness Trends, uma pesquisa que tem como objetivo levantar dados para orientar a indústria da saúde. Desde 2011 observaram a crescente busca por práticas saudáveis que estimulem a resistência cardiovascular, minimizem o estresse físico, além de aumentar a performance atlética do corpo. Em 2018 essa tendência permanece com força total, e as expectativas são ainda melhores para o crescimento empresarial do mercado fitness.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Se preferir continuar esse papo e conhecer a Kauffer Pilates, entre em contato!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.