Para que os alunos do seu studio se mantenham motivados, é interessante que de tempos em tempos você apareça com novos exercícios. Em alguns posts anteriores passamos diversas sugestões de práticas em equipamentos. Hoje é a vez de focarmos em suas aulas de pilates solo. Trouxemos algumas ideias de exercícios para você!

Para isso, conversamos com a profissional de pilates Soraya Lima, dona do PSM – Pilates Solo Multifuncional. Ela dá treinamentos para a formação de instrutores de pilates, e tem bastante propriedade no assunto. São dela as sugestões de exercícios abaixo para as suas aulas de pilates solo:

Nível básico

  • Pilates PSM Power

O Power é um movimento que envolve mais força, com ação multifuncional, sem um foco específico. Utiliza os acessórios: Faixa Elástica, Bola, Overball, Bosu e outros que estiverem disponíveis.

O processo Power é feito em solo, com a utilização de acessórios diversos. Permite dinamismo nos movimentos em decúbito dorsal, lateral ou ventral, com ação de power house, quadríceps, cervical e elevação de pernas para aceleração de retorno venoso, aumentando a resistência e a força.

Nível intermediário

  • Roll-up

Pode ser feito com um Overball nas mãos. O aluno fica deitado em decúbito dorsal, com o corpo todo estendido no chão, os braços para trás segurando o acessório, inspirando profundamente pelo nariz.

Ele deve tentar sentar-se, indo em direção aos pés com o Overball e expirando. Depois ele volta à posição deitada, inspirando inicialmente e, de forma lenta, expirando enquanto tenta voltar para a posição inicial.

  • The Saw

Pode ser feito com a utilização de Faixa Elástica. Sentado de perna afastada com o acessório fora dos dois tornozelos, fazendo força nos abdutores, o aluno desce o tronco de forma contralateral, indo de encontro ao pé direito com a mão esquerda.

Depois ele repete o processo para o outro lado, enquanto mantém a resistência tentando afastar as pernas com a Faixa Elástica.

Nível Avançado

  • Teaser

Pode ser feito com o acessório Bola. Ela fica entre as duas pernas, que devem ser elevadas. Esse movimento é feito com o aluno sentado com os braços estendidos em direção aos pés.

  • Hip Circles

Utiliza o Flex Ring. As pernas ficam elevadas e o acessório entre elas, com o aluno em sedestação (posição sentada), com os braços apoiados atrás e as mãos no chão.

Ele deve fazer movimentos de círculos com as duas pernas para o lado direito e depois para o lado esquerdo, acionando o power house, e com extensão completa das duas pernas elevadas.

Criação de exercícios

Aulas de pilates soloO instrutor também tem a opção de elaborar exercícios para as suas aulas de pilates solo. De acordo com Soraya Lima, existem 34 posturas clássicas criadas por Joseph Pilates. Após um estudo de cada uma delas e dos objetivos específicos, podem ser feitas diversas variações em qualquer posição.

Essas variações devem seguir a tríade: respiração, contrologia e ação power house, buscando o alinhamento axial e a postura (ombros sempre longe das orelhas).

Elas não necessariamente precisam incluir acessórios de pilates, mas esse uso é recomendado. “A utilização de acessórios no trabalho solo (Mat Work) dinamiza, é lúdica e traz uma infinidade de movimentos através do poder criativo dos instrutores”, assegura Soraya. Conforme a profissional, todos os acessórios podem ser utilizados em qualquer nível.

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Se você também quer indicar exercícios para aulas de pilates solo em algum dos níveis, deixe aqui o seu comentário!

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