Não é novidade que o pilates possui diversos aparelhos para a prática dos mais variados exercícios. Alguns mais simples, outros mais robustos, mas cada um com funcionalidades únicas.
Dentre esses diversos aparelhos existentes, destacaremos neste artigo a Prancha de Molas. Você a conhece e sabe como utilizá-la em seu estúdio de pilates? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais.
O que é a Prancha de Molas?
A Prancha de Molas é um equipamento criado pela renomada professora americana Ellie Herman, e tem como características principais a ocupação de pouco espaço e a possibilidade de praticar diversos exercícios em um único aparelho.
Com molas semelhantes as que são utilizadas no tradicional Cadillac, a Prancha de Molas é fixada à parede com parafusos e, com isso, traz uma excelente otimização do espaço no estúdio.
Os exercícios podem ser realizados por meio de alças para os pés ou para as mãos, além da barra roll down.
Funcionalidades do aparelho
A maior parte dos exercícios praticados neste equipamento se concentra em alongamentos, estabilização da coluna e das articulações.
Focando tanto nos membros inferiores quanto superiores, os exercícios auxiliam também no fortalecimento, coordenação, equilíbrio e até mesmo na força dos músculos.
Os exercícios praticados em pé ajudam especialmente na correção da postura e mecânica da marcha.
Vantagens da Prancha de Molas
Se você está pensando em adquirir a Prancha de Molas para o seu estúdio, veja algumas vantagens que esse aparelho pode proporcionar:
- Não ocupa espaço, sendo recomendada também em estúdios pequenos;
- Possibilita a prática de centenas de exercícios;
- Podem ser instaladas diversas unidades em uma única parede, possibilitando aulas em grupo;
- Recomendada para praticantes de pilates para atletas e pacientes em reabilitação física. Com ela, seu estúdio poderá atender a esses três tipos de público;
- Devido à facilidade de se executar a troca de molas, esse aparelho pode atender a diversos alunos nos mais variados exercícios.
Dicas e cuidados
- Ao adquirir o aparelho, procure observar não só a estética e o acabamento, mas também a qualidade no geral. A resistência das molas é um ponto muito importante a ser analisado antes da compra;
- Para uma boa conservação do equipamento, mantenha as molas lubrificadas e organizadas. Devido ao formato, as molas têm facilidade para absorver poeira, portanto mantenha-as sempre limpas para uma melhor conservação.
As molas sempre foram muito utilizadas no pilates. A prova disso é que desde a Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates já utilizava esses objetos na reabilitação de soldados feridos, a fim de melhorar a resistência nos movimentos e fortalecer a musculatura.
Não é à toa também que as molas estão em diversos aparelhos de pilates como o Reformer, o Step Chair e o clássico Cadillac.
Após a criação da Prancha de Molas foi possível expandir ainda mais as possibilidades de exercícios, que podem ser adaptados conforme a necessidade de cada aluno.
Se você ainda não possui este aparelho em seu estúdio de pilates ou academia, é interessante avaliar a possibilidade de adquiri-lo, para que você possa atender a seus alunos com uma qualidade ainda maior.
Leia mais
– Treinamento e reabilitação com a Prancha de Molas
– Muito além de equipamentos de pilates