O Espaldar de madeira é um acessório fundamental para qualquer Studio de Pilates. Alongamentos são essenciais para bons condicionamentos físicos, além de evitarem lesões. Mas, o Espaldar possibilita outros benefícios que talvez você não conheça! Continue sua leitura e saiba mais.

Desmistificando o Espaldar de madeira

O Espaldar de madeira é um acessório fixado na parede, também pode ser conhecido como Wall Bar ou Barra de Ling. Foi criado na Suécia em 1890 por Pehr Henrick Ling – um dos grandes influenciadores no estudo da fisiologia e anatomia para fins terapêuticos da época. Porém, esse acessório só chegou no Brasil por volta de 1940. Sabia disso? : )

Atualmente, o Espaldar é bastante utilizado para alongamentos, reabilitações, e também serve como acessório para compor exercícios, podendo ser usado juntamente com faixas elásticas, tubulares, molas, rolo, bolas, entre outros.

Exercícios no Espaldar auxiliam no alongamento, flexibilidade, estabilidade, equilíbrio, coordenação motora e amplitude articular, além de fortalecer os músculos da coluna vertebral, abdômen, peitoral, membros inferiores e superiores. Ele também contribui para a correção postural e a mobilidade do corpo como um todo.

É interessante citar que o Espaldar pode ser indicado para alunos com escoliose, hipercifose, bloqueios articulares, tendinopatias, osteoligamentares do quadril, tornozelo, joelho, cotovelo, cintura escapular e coluna vertebral.

Nas escolioses, o Espaldar pode ser explorado com o próprio peso do corpo, de acordo com a curvatura, em posições em pé ou suspensas.

Nas tendinopatias, que atingem principalmente os corredores, o Espaldar pode ser usado para exercício excêntrico, como por exemplo: manter os pés presos no acessório, o aluno ajoelha e inclina o corpo para a frente, sem dobrar o tronco.

Benefícios dos exercícios realizados no Espaldar de madeira:

  • Melhora da respiração;
  • Redução de tensões musculares;
  • Relaxamento dos músculos;
  • Prevenção de lesões;
  • Diminuição do estresse;
  • Auxílio no aumento de disposição física e mental;
  • Melhora no alongamento, flexibilidade e equilíbrio;
  • Preparação do corpo como um todo para exercícios diários ou de treino;
  • Melhora da consciência corporal.

O Espaldar de madeira da Kauffer Pilates é fabricado com madeira nobre, totalmente extraída de florestas renováveis a partir de árvores plantadas. A sua estrutura para apoio na parede contém as medidas totais de: 89,8 cm de largura e 230 cm de altura.

Vale lembrar que a distância ideal entre o espaldar e a parede é de no mínimo 13,5 cm para o seu uso correto em todos os exercícios!

Gostou desse conteúdo?

Veja outros conteúdos que possam interessar você:
A importância da avaliação postural no Pilates!
Conheça os acessórios de Pilates Clássicos que não podem faltar no seu Studio!
Black Friday 2018: Como atrair mais alunos para seu estúdio de Pilates!
Retrospectiva: EPP 2018 – 4º Encontro de Pilates Profissional – Parte II

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Se quiser continuar esse papo e saber como a Kauffer pode ajudar o seu Studio de Pilates, entre em contato!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.