Você já ouviu falar em aulas de Pilates em grupo? Continue sua leitura e saiba mais sobre essa modalidade ainda pouco explorada no Brasil!

Desmistificando o Pilates em grupo

O Pilates em grupo é uma modalidade ainda pouco explorada no Brasil. Atualmente essa prática está em alta no Canadá, Estados Unidos e Europa. São aulas bem diferentes, se comparadas as individuais, mais comuns nos Studios de Pilates.

As aulas de Pilates em grupo são muito mais dinâmicas e mais aproveitadas também. Para realizar essa prática, é fundamental possuir mais pares de aparelhos iguais, o ideal seria ter disponível para os alunos: 4 Chairs, 4 Barrels, 4 Cadillacs e 4 Reformers, ou ainda um número maior só de Reformers – Um dos aparelhos mais completos do Método.

O intuito das aulas de Pilates em grupo é que todos os alunos sigam o mesmo padrão de movimento simultaneamente, além de aumentar a socialização entre eles. O professor de Pilates, por sua vez, precisa prestar atenção na individualidade de cada pessoa, podendo realizar correções e regressões das atividades, caso alguém não consiga acompanhar os movimentos.

O Pilates em grupo é capaz de trabalhar ainda mais o cardiovascular, por ter menos pausas do que aulas individuais. A ideia principal é ser uma aula mais produtiva, tanto para os alunos, quanto para os instrutores. Também é válido para aquelas pessoas que não gostam muito de atividades individuais, diversificando seu público e atraindo mais alunos.

Você também pode segmentar as suas aulas de Pilates em grupo, como veremos em alguns exemplos abaixo.

Pilates em grupo para alunas grávidas

As mulheres grávidas são capazes de compartilhar sensações entre si, também podem motivar uma a outra e formar uma linda rede de amizade.

Veja algumas opções de exercícios que podem ser praticados no Pilates em grupo para gestantes:

  • Footwork na Chair
  • Quadruped no Solo
  • Front Splits no Reformer
  • Ponte na bola
  • Tower Bar Hamstring Series no Cadillac

Confira todos os detalhes em nosso post: Pilates para gestantes!

Pilates em grupo para alunos adolescentes

Praticar Pilates em grupo desde novo, criará uma consciência importante sobre o corpo, principalmente quando este estiver em desenvolvimento.

O foco principal dessa prática é estruturar a postura, através do equilíbrio, força e flexibilidade. É comum a escoliose se desenvolver nessa idade, por isso os exercícios são voltados para essa prevenção ou tratamento. Veja: exercícios com bola suíça para a escoliose!

Também é interessante trabalhar com desafios, já que adolescentes gostam de aventuras. Outra dica é trabalhar com pequenas premiações, e brincadeiras entre os alunos, tornando essa aula de Pilates em grupo mais divertida!

Contudo, trabalha-se o corpo como um todo, educando a musculatura para proporcionar boa forma e bem estar para toda vida. Além de contribuir para a auto-estima e a baixa do stress, sentimentos importantes para trabalhar nessa idade.

Pilates em grupo para alunos idosos

Você já deve saber que exercícios físicos nessa idade são fundamentais, se tiver muitos alunos nessa faixa etária, que tal experimentar aulas de Pilates em grupo? Ou até mesmo divulgar essa prática para conquistar mais alunos com esse perfil?

Desenvolva planos de exercícios com baixo impacto, e preste atenção aos movimentos que todos possam realizar simultaneamente, a socialização nesta idade também é algo fundamental, resgatando a auto-estima e a independência, além da regularidade nas aulas proporcionar o aumento do sistema imunológico, do equilíbrio e da resistência.

Confira mais detalhes em nosso post: Pilates para idosos

Por fim, você pode segmentar as suas aulas de Pilates em grupo de acordo com seus alunos!

Gostou desse conteúdo?

Veja outros conteúdos que possam interessar você:

Wall Unit: econômico, compacto e ideal para aulas em grupo
Black Friday 2018: Como atrair mais alunos para seu estúdio de Pilates!
Retrospectiva: EPP 2018 – 4º Encontro de Pilates Profissional – Parte II

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Se quiser continuar esse papo e saber como a Kauffer pode ajudar o seu Studio de Pilates, entre em contato!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.