Quando se tem um estúdio de pilates é essencial cuidar da limpeza para evitar o mau cheiro e deixar o local preservado por mais tempo. Mesmo que os equipamentos estejam espalhados pelo ambiente, a limpeza do espaço deve ser feita diariamente, para também dar uma boa impressão aos alunos que o frequentam.

Aliás, a limpeza do estúdio de pilates tem a ver com a conservação dos equipamentos, por isso a higiene vem sempre em primeiro lugar, principalmente em estúdios com muita circulação de pessoas.

1ª dica: álcool

Nada mais higiênico do que deixar um dispenser com álcool em gel para os alunos higienizarem as mãos antes e depois das aulas. Então, fixe um na parede e promova essa ação higiênica a fim de não danificar os equipamentos também com a sujeira e o suor das mãos.

2ª dica: piso

Para fazer uma limpeza profunda no piso, primeiro você precisa saber qual é o tipo de chão que você tem: se é de madeira ou de EVA, que são os principais revestimentos.

Saiba que não é recomendável usar o EVA porque é uma base completamente instável e pode provocar desequilíbrio nos equipamentos e para quem estiver utilizando-os.

Os pisos de madeira, como os laminados, são mais comuns. Então, passe um rodo com pano umedecido de álcool no ambiente uniformemente, ou se preferir, apenas contendo água.

3ª dica: estofados

Agora, para fazer a limpeza dos estofados e dos colchonetes, recomenda-se utilizar um pano umedecido com sabão neutro para tirar a sujeira impregnada e o cheiro de suor, comum depois de uma aula de pilates. Em seguida, passe um pano seco para limpar a superfície.

Se, por um acaso, o estofado for em couríssimo náutico, é preciso de mais cuidado durante a limpeza. É preciso esfregar um pano úmido de sabão e água em movimento suaves, sem pressão no movimento.

É importante que se utilize produtos sempre neutros, sem base de álcool. Outra dica é que não deixe os estofados secarem ao sol, porque pode manchar a superfície.

4ª dica: peças cromadas

É comum que nos estúdios de pilates haja peças cromadas, seja nos equipamentos ou até nos acessórios e armários desse revestimento. Essas peças também devem ser higienizadas, pois com o tempo tendem a perder o brilho.

A limpeza ideal é aquela em que você limpa com uma flanela ou pano de algodão para não riscar a peça cromada. Caso você encontre manchas que são difíceis de sair, é recomendável que utilize produtos específicos de lustrar pratarias. Evite a qualquer custo produtos químicos à base de ácidos ou esponjas de aço, porque podem danificar permanentemente a superfície.

Os estúdios de pilates precisam ser higienizados constantemente para a preservação do ambiente e dos equipamentos. Além disso, é questão de bom senso, porque o estúdio deve ser um ambiente agradável, limpo e higienizado para que os alunos se sintam confortáveis na utilização dos aparelhos.

Leia maisLeia mais
– Dicas de proteção para os equipamentos de pilates
– Regras para studio de pilates: guia de processos

A Kauffer se preocupa com o bem-estar dos seus alunos. Comente aqui embaixo o que você acha!

 

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.