estúdio de pilates

Já abriu seu estúdio de pilates? Sem dúvidas, essa é uma boa notícia. Mas você provavelmente sabe que seu trabalho e suas obrigações não param por aí, certo? Para ter um negócio consistente, que cresça ano após ano, é importante investir em marketing, planejamento e demais estratégias.

Para te ajudar, separamos 9 erros de gestão e de marketing que você não pode cometer em 2019, além de dicas que podem contribuir para o sucesso do seu negócio. Vamos lá?

5 erros de gestão para não cometer no seu studio de pilates

Não ter objetivos e planejamento

A falta de planejamento é um dos motivos pelos quais muitos negócios não dão certo. Independente do tamanho do seu estúdio, é preciso planejar. E isso vale para tudo: aulas, redes sociais, processos de gestão, entre outros.

E, para um bom e eficaz planejamento, é preciso ter objetivos bem definidos. Só assim você saberá se as estratégias utilizadas realmente estão sendo eficazes para alcançar suas metas.

Então pare e coloque no papel seus objetivos diários, semanais, mensais e/ou anuais e trace um planejamento para conquistá-los. Assim você sabe quais serão seus próximos passos e consegue otimizar seu tempo e suas atividades.

Não conhecer bem seus clientes

Para ter um negócio sólido e em constante crescimento, é importante buscar conhecer ao máximo seu público-alvo, ou seja, seus clientes e potenciais clientes.

É comum que muitos empreendedores pulem essa etapa e, com isso, tenham resultados inferiores aos que poderiam ter. Isso ocorre porque esse passo é importante para definir quais estratégias seguir para atingir os clientes desejados.

Então busque saber quem é o seu público, de onde ele vem, pelo que se interessa, como se informa, idade, entre outras informações. Isso fará a diferença para seu planejamento estratégico!

Focar apenas no seu negócio

Erroneamente, e mais comum do que pode parecer, muitas pessoas focam apenas no seu negócio e esquecem do que realmente importa: seus clientes!

Então, ao invés de perguntar o que é melhor para o seu negócio, pergunte o que seus clientes gostariam de ver, como gostariam de ser atendidos, o que gostariam de receber, entre outros.

Coloque-se no lugar deles e, desta forma, procure maneiras de otimizar seus processos, serviços e suas aulas.

Não investir na sua equipe

Ter uma equipe atualizada e qualificada é um grande diferencial. Hoje em dia, no entanto, muitos acreditam que basta estudar, fazer um curso, abrir seu estúdio e deu. Mas não é assim que deve ser!

Como em qualquer outra área, o estudo sobre o método Pilates nunca deve ser dado como concluído. É preciso que você e sua equipe estejam sempre em busca de novos conhecimentos e habilidades, a fim de agregar ainda mais valor ao seu estúdio, às suas aulas e aos seus alunos.

Investir na sua equipe e em si mesmo é a melhor maneira de fazer o seu negócio crescer e ser reconhecido de maneira positiva no mercado!

Não ter controle das finanças

Não é necessário ser um expert de finanças, mas é preciso ter o controle financeiro do seu negócio, para evitar que seus lucros sejam prejudicados!

Se você tem conhecimento na área, faça você mesmo o planejamento e monitoramento de todos os gastos e receitas do seu estúdio. Caso não se sinta qualificado para isso, contrate alguém para ficar responsável por essa tarefa.

O controle das finanças do seu studio de pilates é fundamental para conseguir saber de onde vem seus maiores gastos e lucros, a fim de otimizá-los e fazer investimentos mais certeiros!

4 erros de marketing comuns em studios de pilates

Muitos negócios ainda negligenciam o poder do marketing para seu resultado e crescimento. Mas é fato: apostar nas estratégias certas de marketing é o caminho para fazer seu negócio crescer. Mas atenção, fique atento a alguns erros que podem ocorrer e que devem ser evitados, como:

Não apostar nas redes sociais

Há estúdios de pilates que ainda não investem nas redes sociais, como Facebook e Instagram. E o resultado pode ser muito negativo, como: maior dificuldade para seu estúdio ser encontrado por novos alunos, menor visibilidade, dificuldade para alcançar e captar novos clientes – facilitando para seus concorrentes, entre outros.

Ou seja, se você ainda não usa as redes sociais para seu estúdio de pilates, a hora de mudar isso é agora! Crie sua página no Facebook e/ou seu perfil no Instagram e comece a investir na divulgação do seu espaço.

Não ter uma comunicação assertiva

Ao criar suas redes sociais, preste atenção à forma como você se comunica através delas. Para investir em uma comunicação mais assertiva, é importante conhecer bem o seu público-alvo, como já falamos.

Pense em: como você irá se posicionar; o que deseja que seus clientes e potenciais clientes pensem de você; qual o público que deseja alcançar e como ele se comunica e, por fim, como ele gostaria de ser abordado.

Saber a maneira certa de se comunicar com seus potenciais clientes favorece a captação de novos alunos.

Atirar para todo lado e não realizar testes

Outro erro comum em estratégias de marketing é atirar para todo lado e levar em conta apenas a ‘intuição’. Para evitar isso, nada melhor do que se dedicar a entender de fato o que o seu cliente deseja e como fortalecer sua relação com ele.

Se você já aposta em estratégias de marketing ou se vai começar a fazê-lo, a dica é testar. Afinal, não há uma receita certa do que funciona e do que não funciona. Por isso, faça testes e analise o que é mais eficaz, com base nos seus objetivos.

Ignorar os concorrentes

Não ignore seus concorrentes! Ao contrário, fique atento ao que eles estão fazendo, à forma como se comunicam, as ferramentas e estratégias de marketing que utilizam, em quais redes sociais estão, como divulgam seu espaço e preços, entre outros.

Assim, além de identificar o que já funciona para eles e aplicar no seu negócio, você também pode ter ideias do que evitar e de como se destacar.

8 dicas gerais para seu Studio de Pilates

É preciso estar sempre atualizado

Engana-se quem pensa que basta fazer um curso e pronto, nunca mais precisará estudar novamente. Como em qualquer área, ter profissionais capacitados no seu Studio de Pilates é a chave para ter ainda mais sucesso e se destacar de outros profissionais.

Sendo assim, busque se atualizar – e mostre isso aos seus alunos e público potencial, através das redes sociais – e também invista na qualificação da sua equipe! Lembre-se: quanto mais conhecimento, melhor.

Busque rendimentos agregados

Encontrar outras formas de monetizar o seu negócio é uma maneira de aumentar seus lucros. Uma dica é vender produtos relacionados ao pilates, personalizados com a logo do seu estúdio, como camisetas, garrafas e squeezes, meias de pilates e toalhas.

Assim, além de aumentar a visibilidade do seu estúdio e facilitar que sua marca seja vista por outras pessoas, você estará elevando seus lucros.

Invista forte no marketing do seu estúdio

Não tem jeito, a tendência para negócios de sucesso está cada vez mais relacionada ao marketing digital. Por isso, encontrar as estratégias certas é o caminho para ter um negócio sólido.

Mas atenção, crie antes um planejamento de marketing e teste o que melhor funciona para o seu negócio. Depois disso, aposte fundo e vá em frente, sempre buscando ficar por dentro das novidades!

Tenha um foco bem definido

Outro erro que você não deve cometer no seu Studio de Pilates, é buscar atender à todos os públicos. Sabe aquele ditado de quem quer todo mundo, fica sem ninguém? Pois é, para o Pilates é mais ou menos assim que funciona!

Então foque no público ideal para o seu negócio, assim você conseguirá investir em estratégias de comunicação e divulgação mais assertivas.

O visual do seu Estúdio importa!

A aparência do seu estúdio precisa ser valorizada. E isso pode ser feito através de vídeos e imagens que você divulga nas redes sociais!

Ter um ambiente atrativo, confortável e aconchegante é um grande diferencial e pode sim influenciar na hora de um cliente optar por escolher o seu estúdio e não o do concorrente. Por isso, invista no visual do seu estúdio e valorize-o através das suas ações de marketing!

Divulgue seus diferenciais

Ter um estúdio bonito, investir em bons equipamentos, ter uma equipe sempre atualizada… Tudo isso importa, mas você precisa divulgar esses diferenciais para que seus potenciais clientes estejam cientes sobre eles.

Então aproveite suas redes sociais para valorizar os pontos fortes do seu negócio, de forma a atrair mais alunos.

Faça promoções e sorteios

Utilizar estratégias de marketing como promoções e sorteios é uma ótima maneira de atrair mais clientes e alcançar um público cada vez maior.

Uma dica é fazer um calendário com ações promocionais que serão feitas durante o ano. Fique atento às datas comemorativas, como o dia do amigo, e faça ofertas temáticas, como: Marque aqui um amigo para ganhar uma aula experimental grátis com você!

Essa é apenas uma dica, mas várias podem ser as estratégias utilizadas para a realização de promoções, sorteios, brindes, entre outras ações.

Faça diagnósticos periódicos no seu negócio

Entender como está o seu negócio, o que está e o que não está dando certo – para buscar otimizar -, é um ponto importante para quem busca crescer e expandir.

Para isso, analise quais são seus pontos fortes e fracos, se as estratégias utilizadas estão funcionando para alcançar seus objetivos, se você está tendo mais clientes, entre outros.

A partir desse diagnóstico, você saberá como melhorar e adotar novos procedimentos que resultarão no crescimento do seu estúdio.

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