A gestão de um studio de Pilates depende do funcionamento de vários processos: tarefas administrativas, planejamento de aulas, recepção e cadastro de novos clientes, gestão financeira, estratégias de aquisição de clientes e gestão de alunos.

Quando o profissional de pilates empreendedor já não tem mãos para dar conta de todas essas funções, surge a necessidade de delegar tarefas entre os colaboradores e funcionários do studio de pilates. Pode não parecer, mas esta é uma habilidade essencial para o crescimento de uma empresa!

Neste conteúdo, vamos evidenciar a importância de delegar tarefas e funções, qual o papel do gestor dentro do studio de pilates, e ainda oferecer dicas de gestão de pessoas para você aplicar dentro do seu negócio. Boa leitura!

A importância de delegar tarefas e funções

Com o crescimento do negócio, o profissional de pilates empreendedor se vê diante de um grande desafio: dar conta de todas as tarefas administrativas enquanto mantém a qualidade do serviço oferecido aos clientes. Nesta situação, a solução é investir em novos profissionais para o quadro de colaboradores do seu studio, como novos instrutores de Pilates, um responsável administrativo ou um profissional de atendimento.

O problema surge quando o dono ou gestor do studio tem dificuldade em delegar as funções necessárias para o funcionamento do negócio e tende a “controlar” todos os processos, do início ao fim. A centralização é um mal que pode surgir em várias empresas, atrapalhando o desempenho dos times e a entrega de resultados. Em um studio de Pilates, isso pode refletir negativamente na qualidade do serviço oferecido, levando a erros no planejamento das aulas e desalinhamento entre instrutores.

Por isso, a habilidade de delegar tarefas e funções é tão importante para um profissional de pilates empreendedor: os processos fluem sem obstáculos e os colaboradores fazem parte do sucesso da empresa. O maior benefício da descentralização é o melhor aproveitamento do tempo do gestor, que pode priorizar ações estratégicas para o crescimento do studio de pilates.

O perfil do líder no studio de pilates

Na área da administração, há uma grande discussão entre as diferenças entre o gestor e o líder dentro de uma empresa. Enquanto o gestor tem papel no funcionamento dos processos, o líder inspira os colaboradores por meio de uma relação de confiança. Para garantir o sucesso do seu studio, você precisa ser um profissional de pilates empreendedor que é gestor e líder ao mesmo tempo.

Aprender a delegar funções também significa confiar nos colaboradores e percebê-los como peças essenciais no funcionamento do studio. Mais do que qualificado para fazer seu trabalho, você precisa inspirar aqueles à sua volta demonstrando proatividade e disponibilidade para ajudar. O verdadeiro gestor líder é aquele que é respeitado dentro do ambiente de trabalho e visto pelos demais profissionais como uma referência dentro da empresa.

Ainda sobre delegar tarefas, o crescimento de um negócio depende de planejamento e execução. Como um coordenador, você precisa ser uma pessoa organizada e conhecer o plano de negócios do seu studio de Pilates antes de repassar as funções. Delegar não significa deixar de participar do processo – você ainda vai precisar colocar a mão na massa – mas sim envolver mais profissionais no sucesso da sua empresa. Profissionais que têm orgulho de trabalhar com você!

Gestão de pessoas: aprendendo a delegar tarefas

Agora que você já sabe como delegar funções é importante para o sucesso do seu studio de Pilates, reunimos algumas dicas para você administrar essa habilidade com seus colaboradores e descentralizar as tarefas:

Conheça as forças e fraquezas do seu time

Antes de distribuir as funções, é importante que você entenda as habilidades e limitações de cada colaborador. Cada funcionário pode desempenhar a mesma função de maneiras diferentes: alguns têm mais facilidade e agilidade em executá-la, enquanto outros podem não desempenhá-la da melhor maneira possível.

No studio de Pilates, uma equipe enxuta significar que os instrutores também vão se relacionar com alunos e potenciais clientes. Nesse caso, é interessante escolher o funcionário mais comunicativo para recepcionar e se relacionar com clientes, enquanto o colaborador mais técnico fica responsável por planejar as aulas e acompanhar o desempenho dos alunos. Assim, você vai ajudar a fortalecer os pontos fortes da sua equipe usando as qualidades do time ao seu favor.

Seja claro sobre as tarefas e prazos

Uma das grandes qualidades do gestor é sua capacidade de se comunicar com clareza e na arte de delegar tarefas isso não é diferente. O instrutor de Pilates empreendedor precisa deixar claro a função ou tarefa que precisa ser executada, caso contrário, há mais riscos dela não sair exatamente como foi planejada.

Evite deixar o objetivo muito vago ou não estabelecer um prazo para a realização da tarefa. “Organizar as aulas dos nossos alunos” não é uma função clara, enquanto “organizar as aulas experimentais e de novos alunos matriculados na última semana até amanhã à tarde” especifica um objetivo, um prazo e uma meta a ser alcançada.

Uma dica é pedir para que seus colaboradores criem uma conta em um aplicativo de organização onde a lista de tarefas e funções seja compartilhada. Nela, deixar claros os prazos e detalhes que deverão ser cumpridos. Assim que tarefa for concluída, o próprio funcionário pode tirá-la da lista e partir para a próxima função. As dicas de apps de lista de tarefas são Wunderlist e Todoist.

Seja um facilitador e não agente do processo

Delegar funções não significa que todos os processos devem funcionar sem você, mas o profissional de pilates empreendedor precisa ser uma peça para que eles aconteçam da melhor maneira possível. Isso significa entender as dificuldades que podem surgir no caminho e se propor a remover obstáculos que atrapalhem a performance, tanto em tarefas administrativas quanto relacionadas a marketing, vendas e negócios.

Como responsável por facilitar processos, você precisa manter uma comunicação constante com os colaboradores para sanar quaisquer dúvidas ou direcioná-los quando algo impedir o progresso da tarefa. Mas cuidado: não se trata de microgerenciar cada passo dos funcionários, e sim ter uma visão geral de quais funções estão sendo desempenhadas.

Conclusão

A gestão do seu studio de Pilates depende de liderança e uma boa relação entre gestor e colaborador. Há muitas tarefas que precisam ser exercidas para garantir o bom funcionamento de uma empresa, e delegar funções é o que torna estes processos ainda mais produtivos.

Mas o conhecimento não pode parar por aí: a gestão de pessoas é apenas uma das habilidades que o profissional de pilates empreendedor precisa dominar para crescer um studio. Sabendo disso, nosso time preparou um artigo especialmente sobre como se tornar um dono de studio empreendedor. Vale a leitura!

Gostou desse conteúdo? O blog da Kauffer Pilates tem várias dicas para você gerir seu Studio. Cadastre-se em nossa newsletter para receber materiais especiais direto na sua caixa de entrada!

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.