Já parou para pensar como a consciência corporal pode te ajudar a viver melhor? Ao desenvolvê-la, você ganha uma percepção profunda e completa sobre o seu corpo, e isso te ajuda até mesmo em pequenas tarefas do dia a dia.

O pilates, por sua vez, é uma ótima forma de adquirir a consciência corporal. Visto que sua atividade envolve tomar ciência dos processos, identificando os movimentos do corpo em sua totalidade. 

Quando ativamos o organismo por meio do exercício físico, melhoramos a nossa postura e temos mais disposição para realizar as tarefas, pois o nosso corpo foi feito para estar em movimento. Continue a leitura conosco e descubra a relação entre os dois fatores citados acima.

 

Quais os benefícios da consciência corporal?

Como você já deve ter percebido, a consciência corporal é fundamental e traz uma série de benefícios. A melhora na qualidade de vida é um deles. 

Pois é através dessa nova percepção, que você fica mais atento ao seu corpo e percebe onde ele está compensando a medida que o dia passa. Aprendendo, por exemplo, a relaxar os ombros sem perder a postura. 

Ela também vai te ajudar a manter a disposição no dia a dia, porque um corpo consciente melhora o condicionamento físico, os músculos fortalecidos e as articulações lubrificadas.

Outro benefício importante é que diminui o risco de lesão. Afinal, a consciência corporal traz um conhecimento pleno na realização dos movimentos, e isso também te faz perceber a força que o seu corpo tem e até onde pode ir. 

 

Relação entre consciência corporal e pilates

Uma questão interessante a ser analisada é que a consciência corporal está associada aos princípios do pilates. Que são os seguintes: concentração, respiração, controle, precisão, centralização e fluidez. Veja abaixo de forma mais detalhada:

Concentração: estar atento ao exercício e a transição de um movimento para o outro,

Respiração: trabalha e coordenada com os movimentos, no exercício de inspiração, retenção do ar, expiração e manutenção dos pulmões sem ar. A dinâmica auxilia na respiração mais profunda e correta, aumentando a capacidade pulmonar respiratória.

Controle: estar atento ao posicionamento do corpo durante a execução do exercício. Pois isso auxilia no alinhamento e estabilidade da coluna vertebral, evitando lesões e estimulando funções cerebrais.

Precisão: otimizar a prática através da execução correta que influenciam na postura e auto estima do praticante.

Centralização: fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna, que melhora o funcionamento do organismo de forma ampla.

Fluidez: vivenciar a prática, contemplando os movimentos com fluidez.

Através desses princípios, podemos perceber o quanto a consciência corporal é importante para a manutenção da prática do pilates. Afinal, esses são os pilares capazes de melhorar a postura, fortalecimento da coluna, coordenação e equilíbrio.

Por isso, o uso da consciência corporal é um verdadeiro aliado para quem busca qualidade de vida a partir de uma nova concepção, que auxilia na saúde em geral. 

Curtiu o nosso conteúdo? Agora que você já sabe como esses dois fatores se entrelaçam e a sua importância, sabe também qual a melhor forma de investir no seu futuro.

A Kauffer é referência na qualidade e fabricação de venda em equipamentos de pilates e além disso, estamos sempre em busca dos melhores conteúdos para atender as necessidades dos profissionais de pilates e os seus praticantes.

Para ficar por dentro das nossas novidades, basta seguir o nosso perfil nas redes sociais. Assim, você não perde nenhuma informação! Estamos no Facebook e no Instagram.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.