Não é novidade que a prática do pilates tem crescido cada vez mais devido aos diversos benefícios para a saúde e bem-estar que proporciona. Em paralelo a esse crescimento, aumentam também o número de profissionais que buscam empreender nessa área.
Contudo, assim como em qualquer tipo de empreendimento, para atuar com o pilates é preciso conhecer alguns pontos específicos da área. Pensando nisso, separamos, a seguir, seis perguntas para ter em mente antes de abrir o seu estúdio de pilates.
1. Tenho formação necessária?
Para abrir um estúdio de pilates é necessário que o responsável tenha, obrigatoriamente, formação em Fisioterapia ou Educação Física.
No entanto, se você não possui formação em nenhuma das áreas, é possível empreender como investidor, contratando um profissional apto para poder assinar como responsável técnico.
Saiba da importância de uma boa formação em pilates
2. Onde quero/pretendo abrir meu estúdio?
Um dos primeiros passos para abrir um estúdio é buscar por um espaço onde ele será instalado. Nesse caso, dê preferência a um local onde seu público-alvo esteja, que seja de fácil acesso para os alunos e que ofereça a infraestrutura adequada.
Algumas opções de locais onde você pode abrir o seu estúdio são: dentro de academias de ginástica, spas, clínicas de estética, condomínios, clubes ou em pontos estratégicos de sua região.
Saiba como escolher a sala ideal para seu estúdio de pilates.
3. Qual é o meu público-alvo?
Conhecer o público-alvo é uma das primeiras etapas quando se deseja empreender. No caso de um estúdio de pilates, é importante estar atento ao perfil dos alunos que você irá atender, já que cada um necessita de cuidados diferentes, como é o caso de idosos, gestantes, crianças, atletas, entre outros. Portanto, esteja atento ao perfil do seu público para poder atender às necessidades de cada um.
Como definir e atrair o público alvo do seu estúdio de pilates?
Além disso, vale a pena analisar a possibilidade de oferecer serviços adicionais aos alunos, como lanchonetes, um espaço para relaxamento, entre outros. Em nosso blog, você poderá encontrar diversos artigos com dicas para oferecer diferenciais dentro do seu estúdio.
4. Qual média cobrada pelos profissionais da região?
Para responder a esta pergunta, o ideal é realizar uma pesquisa na sua região. Com as informações obtidas será possível estabelecer a sua tabela de preços, mantendo uma média de valor entre seus concorrentes.
Outro ponto importante é que, se seu estúdio oferecer diferenciais e possuir um atendimento de qualidade, poderá até mesmo cobrar valores maiores que os da região. Contudo, é preciso conhecer detalhadamente tanto o perfil do seu público-alvo quanto a qualidade e preços das aulas de outros estúdios nas proximidades.
5. Como escolher o fornecedor de equipamentos?
A escolha do fornecedor para os equipamentos deve ser muito criteriosa, afinal, eles são o carro-chefe do estúdio de pilates. Dessa forma, antes de adquiri-los, é essencial buscar informações sobre a qualidade, durabilidade, tipo de material, garantia, assistência técnica, entre outras questões relevantes.
Vale lembrar que, no caso dos equipamentos, muitas vezes o barato pode sair caro. Sendo assim, vá além da pesquisa de preços e busque também por recomendações, comentários em sites especializados, sites da empresa, entre outras informações que irão auxiliar em sua decisão.
Veja aqui por que escolher os produtos da Kauffer Pilates
6. Como vou divulgar meu estúdio?
Provavelmente você já deve ter ouvido a frase “quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Para que seu estúdio seja bem visto pelos clientes e lembrado de uma forma positiva, é importante criar uma identidade visual que transmita credibilidade e qualidade.
Afinal, essa identidade representará sua empresa e os serviços que você oferece. Assim, o primeiro contato do cliente com a empresa deve causar uma ótima impressão.
A Kauffer Pilates, além de oferecer uma linha completa de equipamentos, também te auxilia na criação da identidade visual do seu estúdio.
A identidade visual de um estúdio deve transmitir credibilidade e qualidade
A identidade visual é o conjunto de elementos que dão cara à sua empresa. Pode ser composta por símbolos, formas, traços, letras e cores, dispostas de uma forma única, fazendo com que sua empresa seja facilmente reconhecida pelos seus clientes.
Entretanto, ela não pode ser uma escolha aleatória. Os elementos da identidade visual devem causar algum tipo de sentimento positivo nos clientes, como transmitir segurança ou oferecer uma sensação de proximidade.
A identidade visual como vantagem competitiva
Trata-se de um passo muito importante na hora de começar o seu negócio, afinal, sua marca fará parte de todas as peças gráficas, perfis em redes sociais, ambiente interno e até da fachada de seu espaço.
Será por meio dela que seu estúdio irá expressar serviços, ideais e se posicionar no mercado. Portanto, é fundamental que a identidade visual seja bem produzida, para atrair e conquistar clientes.
Como funciona o nosso serviço?
Para garantir a qualidade na criação da identidade visual, a Kauffer Pilates se preocupa em manter uma comunicação próxima com você. Cada informação é importante para que sua marca seja criada de acordo com o que você procura transmitir para seu público.
Muito além de equipamentos de pilates: como a Kauffer implementa sucesso no estúdio dos clientes