A gestão de studio de pilates é considerada o fator mais importante para o sucesso do seu negócio. Assim como em outros segmentos, quando não há uma gestão correta, as consequências acabam sendo os prejuízos e até mesmo a falência do empreendimento.

E algo muito comum neste meio é encontrarmos profissionais com excelentes conhecimentos técnicos em pilates, mas com grandes dificuldades na gestão de seus negócios.

Estes profissionais, apesar de serem bons no método, muitas vezes não sabem como administrar as finanças do estúdio, criar estratégias de marketing, entre outros pontos importantes para obter bons resultados.

Para lhe ajudar com isso, nós separamos abaixo 12 dicas para uma boa gestão de studio de pilates. Confira!

1. Tenha um Planejamento Estratégico

Apenas abrir seu próprio studio de pilates não é o suficiente. Você precisa saber qual direção seguir e qual será o melhor caminho para o seu negócio, com base nos seus objetivos. É nesse momento que entra o planejamento estratégico.

Além de contribuir para organizar o seu negócio, ele permite um diagnóstico de oportunidades de mercado e também ajuda a antecipar ameaças que podem vir a surgir, para que você possa se preparar e não ser pego de surpresa.

Para auxiliar na criação do seu planejamento, recomenda-se o uso de algumas metodologias como a análise SWOT, onde as forças e fraquezas do seu estúdio podem ser analisadas juntamente com as oportunidades e ameaças do mercado.

2. Planeje e organize seu orçamento

Para ter maior controle e organização das finanças do seu estúdio de pilates, é recomendado ter um planejamento orçamentário anual. Isso irá contribuir para projetar as receitas, despesas e definir objetivos financeiros que deverão ser alcançados durante determinado período de tempo.

Com este planejamento será mais fácil controlar os gastos, de modo a não ultrapassar o orçamento, garantindo capital para futuros investimentos, assim como o lucro desejado.

Vale destacar que é fundamental que você reveja seu planejamento mensalmente, a fim de verificar se as metas estão sendo alcançadas ou se é necessário seguir outros caminhos para atingi-las.

3. Tenha um fluxo de caixa

Quando falamos de gestão de studio de pilates, o controle das despesas e receitas deve fazer parte da sua rotina. E ter um fluxo de caixa é indispensável para essa atividade.

O fluxo de caixa auxilia na tomada de decisões e na melhora do desempenho financeiro, já que torna possível organizar e controlar todos seus ganhos e gastos.

Atualmente é possível encontrar programas específicos para o fluxo de caixa. No entanto, uma simples planilha no Excel pode ser uma poderosa ferramenta para registrar detalhadamente as movimentações financeiras do seu estúdio.

Mas atenção: para tornar esse processo realmente eficiente, é importante que você registre todas as despesas do seu negócio, por menores que sejam. Assim você conseguirá tomar decisões mais assertivas e inteligentes para seu negócio, sem colocar em risco suas finanças.  

4. Encontre outras formas de monetização

Para ter uma boa gestão de studio, aumentar suas receitas e conseguir investir cada vez mais em melhorias, como compra de equipamentos, cursos, entre outros, é importante pensar em outras formas de monetização, além das aulas.

No caso de estúdios de pilates, você pode fazer isso através da venda de acessórios e produtos relacionados à área. Alguns exemplos, são: camisetas, toalha, squeezes ou garrafas d’água, meias de pilates e outros produtos personalizados, com a logo do seu espaço.

Assim, além de estar encontrando novas formas de monetização, você estará veiculando a marca do seu espaço para mais pessoas, podendo atrair mais alunos.

5. Separe as finanças pessoais das do estúdio

Misturar as finanças pessoais com as profissionais é um erro cometido por muitos empresários, principalmente aqueles que estão começando. E com estúdios de pilates não é diferente.

Para evitar este erro, é importante que você faça a separação das suas finanças pessoais das do seu estúdio. Para isso, fixe um valor para retirada mensal dos seus ganhos, que será o seu salário, e o restante deixe para reinvestir no seu negócio, de forma a estimular um crescimento constante.

Outras dicas efetivas para fazer essa separação, são: ter contas bancárias separadas, determinar seu salário mensal e, se necessário, contratar um profissional de contabilidade para te ajudar neste processo.

6. Tenha uma reserva financeira

Ter uma reserva financeira é importante para a gestão de studios de pilates, assim como para qualquer outro negócio. Afinal, você nunca sabe quando poderá passar por problemas financeiros.

Nestes casos, buscando evitar dores de cabeça, a melhor alternativa é se preparar. Para isso, crie um fundo de emergência para seu negócio.

Essa reserva financeira te ajudará a enfrentar problemas não previstos, sem deixar que seu negócio seja prejudicado. E há várias formas de fazê-la, uma delas é destinar uma % ou um valor mensal para aplicar nesta reserva, seja em uma poupança ou em uma conta bancária destinada para imprevistos.

7. Valorize seus profissionais e mantenha sua equipe atualizada

Ter uma equipe atualizada e devidamente capacitada é uma das melhores maneiras de entregar valor para seus clientes e valorizar o seu negócio.

Para isso, investir em formação e treinamento, valorizando os profissionais que trabalham no seu estúdio, é fundamental e pode impactar diretamente nos seus resultados.

8. Tenha uma boa estratégia de marketing

O marketing de um estúdio de pilates também é um assunto importante para a gestão do negócio. Afinal, é por meio do marketing que sua empresa irá conquistar clientes e expor a marca no mercado.

Optar por campanhas mais tradicionais como jornais, revistas, rádios e outdoors é muito válido. No entanto, é importante também atuar com o marketing digital.

Para isso, ter um site, ingressar nas redes sociais e/ou ter um blog com dicas para seu público são algumas das opções que você pode utilizar.

Em nosso blog você pode conferir diversas dicas focadas no marketing de pilates para serem aplicadas em seu estúdio. Vale a pena conferir!

9. Ofereça um diferencial

Hoje em dia, com o mercado cada vez mais saturado, é comum que as aulas de pilates estejam cada vez mais iguais, já que os estúdios geralmente oferecem a mesma coisa.

Isso acaba desanimando os alunos e afastando um pouco o público. Para evitar este problema, uma dica de ouro é oferecer um diferencial. Assim, além de atrair mais alunos, você irá se destacar de seus concorrentes.

Para oferecer diferenciais, ter uma equipe atualizada, como já falamos, se faz importante. Além disso, procure ouvir seus alunos e entender o que eles buscam e o que gostariam de receber. Assim você conseguirá encontrar formas de agradá-los, criando aulas cada vez mais dinâmicas.

10. Encontre formas de fidelizar seus clientes

Apenas conseguir conquistar novos clientes não basta. É por isso que a fidelização também faz parte de uma boa gestão de studios de pilates!

Além de ser mais barato fidelizar clientes do que conseguir novos, esta é uma estratégia que deve fazer parte do seu negócio, a fim de criar uma relação com quem já é seu aluno, para que ele não deixe de frequentar seu estúdio ou, ainda, opte pelos seus concorrentes.

Há várias maneiras de fidelizar seus clientes, fazendo-os se sentirem valorizados. Uma dica é enviar mimos de aniversário, fazer promoções especiais, entre outros. Encontra a maneira mais atrativa e eficiente para seu estúdio e comece a aplicar.

11. Fique atento aos seus concorrentes e de olho nas mudanças do mercado

Um bom administrador deve estar sempre analisando preços, comportamento dos concorrentes e até mesmo possíveis mudanças no perfil dos clientes.

Estar atualizado no mercado, como você viu, é uma peça-chave para estar sempre trazendo novidades para seu estúdio. E estar de olho nos seus concorrentes e no comportamento de seus clientes se faz extremamente necessário.

Para isso, acompanhe as ações de seus concorrentes, o que eles oferecem, quanto cobram, como e quais redes sociais utilizam, como se comunicam, entre outras coisas.

E, não menos importante, avalie o comportamento de seus clientes, fazendo perguntas como: o que tem mudado no perfil deles? O que eles mais buscam e o que mais precisam? O que meu estúdio pode fazer para atender às suas necessidades? (descontos, promoções, opções de pagamento, aulas diferenciadas e programa de fidelidade são somente alguns exemplos).

Assim você conseguirá estar sempre melhorando suas estratégias, se destacando no mercado e atraindo cada vez mais alunos.

12. Analise os resultados

Para saber se você está tendo uma gestão eficiente do seu estúdio de pilates, é essencial analisar mensalmente os resultados obtidos. Só assim será possível visualizar os pontos que estão indo bem e os que precisam ser melhorados para o mês seguinte.

Os relatórios são excelentes ferramentas para auxiliar nesta análise. Por meio de dados e gráficos, é possível ver de forma mais clara e objetiva os resultados da gestão do studio de pilates.

Assim, além de entender os pontos fortes e fracos do seu negócio, você conseguirá criar estratégias mais efetivas para buscar melhorias cada vez mais eficientes para o sucesso do seu negócio.

Conforme vimos, apenas o domínio da área técnica não é capaz de trazer o sucesso para um estúdio de pilates. Portanto, o empresário deve buscar aprendizados de gestão para lhe ajudar a lidar com finanças, marketing, conquista de clientes e demais pontos que todo bom empreendedor precisa conhecer.

Citamos aqui somente algumas dicas para se ter uma boa gestão de studios de pilates. No entanto, cada empresário deve buscar por treinamentos e orientações com especialistas em gestão de negócios, a fim de estar preparado para o mercado e, principalmente, para obter sucesso com o pilates.

E você, o que faz para ter uma boa gestão em seu estúdio de pilates? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários:

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