O método pilates possui diversos acessórios e equipamentos para a prática dos mais variados exercícios. Alguns mais simples, outros mais robustos, mas cada um com funcionalidades únicas.

Dentre esses diversos aparelhos existentes, hoje iremos falar sobre a Prancha de Molas, que possui inúmeras funcionalidades e pode ser um diferencial no seu estúdio.

Você já conhece a Prancha de Molas? Quer saber como utilizá-la para tornar suas aulas ainda mais dinâmicas? Então acompanhe este conteúdo para saber mais!

O que é a Prancha de Molas?

A Prancha de Molas é um equipamento criado pela renomada professora americana Ellie Herman, e tem como características principais a ocupação de pouco espaço e a possibilidade de praticar diversos exercícios em um único aparelho.

Com molas semelhantes às que são utilizadas no tradicional Cadillac, a Prancha de Molas é fixada à parede com parafusos e, com isso, traz uma excelente otimização do espaço no estúdio, podendo ser utilizada tanto para pilates solo quanto para pilates em grupo, se adequando à sua metodologia de ensino.

Os exercícios podem ser realizados por meio de alças para os pés ou para as mãos, além da barra roll down. Além disso, a Prancha de Molas também pode ser utilizada em conjunto com a Rampa, Meia Lua e demais acessórios.

Funcionalidades do aparelho

A maior parte dos exercícios praticados neste equipamento se concentra em alongamentos, estabilização da coluna e das articulações.

Conforme a master teacher Ivana Henn, formada em Educação Física e dona do Equipe Ivana Henn, “as molas podem ser utilizadas para trabalhar tanto membros inferiores quanto membros superiores e também a coluna vertebral. Além disso, é um equipamento menor, que você consegue colocar no seu estúdio sem ocupar muito espaço. Também é fácil de ser utilizado e substitui parte do Cadillac.”

Focando tanto nos membros inferiores quanto superiores, os exercícios auxiliam também no fortalecimento, coordenação, equilíbrio e até mesmo na força dos músculos.

Outro ponto interessante é a variedade, já que na Prancha de Molas é possível praticar exercícios deitado, sentado e em pé, este último ajudando especialmente na correção postural. Ou seja, uma grande variedade de exercícios em um único aparelho!

Vantagens da Prancha de Molas

Se você está pensando em adquirir a Prancha de Molas para o seu estúdio de Pilates, veja algumas vantagens que esse aparelho pode proporcionar:

  • Possibilita a prática de diferentes exercícios, tornando as aulas mais dinâmicas;
  • Podem ser instaladas diversas unidades em uma única parede, possibilitando aulas em grupo;
  • Devido à facilidade de executar a troca de molas, esse aparelho pode atender a diversos alunos nos mais variados exercícios.

Dicas e cuidados

  • Ao adquirir o aparelho, procure observar não só a estética e o acabamento, mas também a qualidade no geral. A resistência das molas é um ponto muito importante a ser analisado antes da compra;
  • Para uma boa conservação do equipamento, mantenha as molas lubrificadas e organizadas. Devido ao formato, as molas têm facilidade para absorver poeira, portanto mantenha-as sempre limpas para uma melhor conservação.

As molas sempre foram muito utilizadas no pilates. A prova disso é que desde a Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates já utilizava esses objetos na reabilitação de soldados feridos, a fim de melhorar a resistência nos movimentos e fortalecer a musculatura.

Não é à toa também que as molas estão em diversos aparelhos de pilates como o Reformer, o Step Chair e o clássico Cadillac.

Após a criação da Prancha de Molas foi possível expandir ainda mais as possibilidades de exercícios, que podem ser adaptados conforme a necessidade de cada aluno.

Tipos de exercícios para fazer na prancha de molas

Como já falamos, há uma grande variedade de exercícios que podem ser feitos na Prancha de Molas, desde os mais básicos, até os mais avançados. Por isso, este é considerado um aparelho versátil e dinâmico. Confira 3 exercícios para realizar neste aparelho.

Double knee pulls

Deitado em supino, corpo alinhado no centro da Prancha de Molas, com alguns centímetros de distância da parede, braços estendidos ao longo do corpo com as palmas das mãos voltadas para o solo, coluna neutra. Colocar as pernas paralelas entre as molas com os joelhos flexionados abraçando o bastão de madeira com a parte posterior.

Execução: Expire descendo as pernas tocando os pés no solo, inspire retornando as pernas e pés para cima.

Hip ups

Na mesma posição do exercício anterior, porém os braços ficam estendidos acima da cabeça para as mãos apoiarem no bastão inferior da Prancha de Molas.

Execução: Expire, faça o imprint levando os joelhos para o peito, depois eleve o quadril empurrando a pelve em direção da Prancha de Molas, pressionando os joelhos e pés para frente e para baixo ao mesmo tempo. Inspire retorne os joelhos para o peito e volte à posição inicial.

One arm side roll up

Deitado de lado pernas paralelas estendidas com os pés apoiados na parede, o cotovelo de baixo flexionado com a mão apoiada atrás da cabeça dando suporte à cervical e o outro braço (de cima) estendido com a mão segurando no centro do bastão.

Execução: Expire faça flexão lateral elevando o tronco e o cotovelo do solo, inspire retorne à posição inicial.

Fonte exercícios: Revista +QPilates.

Quer mais dicas de como utilizar a Prancha de Molas nas aulas do seu Estúdio de Pilates? Veja o Workshop gratuito: prancha de molas no pilates, ministrado pela educadora física e personal trainer Ivana Henn.

Ainda não possui este aparelho em seu estúdio de pilate? É interessante avaliar a possibilidade de adquiri-lo, para que você possa atender a seus alunos com uma qualidade ainda maior, proporcionando um diferencial para seu estúdio e oferecendo aulas mais dinâmicas.

Gostou da dica? Conheça a Prancha de Molas da Kauffer e saiba como este aparelho pode aumentar a qualidade do seu estúdio.

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Conteúdo atualizado em 27 de março de 2019.

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