O meio do empreendedorismo é uma terra de oportunidades para aqueles com a coragem e os meios para “fazer acontecer”. Mas não quer dizer que não existam preocupações que investidores e investidoras do meio de academias e estúdios de pilates tenham ao injetar capital em um determinado projeto, e a principal delas é o retorno de investimento para estúdio de pilates.
Embora exista uma vontade indomável de apoiar projetos de empreendedores apaixonados pelas suas ideias, os investidores precisam considerar cada investimento de forma objetiva e holística, com o tempo de retorno de investimento sendo um aspecto chave para muitos empreendedores e investidores de sucesso.
Assim, para ambos esses grupos, é preciso saber qual o retorno de investimento para estúdio de pilates e em quanto tempo ele poderá vir, e que por sua vez depende se é um investimento inicial para a abertura de um estúdio, se é a abertura de uma franquia de estúdios ou a expansão de um estúdio de pilates pré-existente.
Pensando em todas estas variáveis, nós da Kauffer Pilates preparamos o texto abaixo, que funciona como um guia de investimento e planejamento de quando esperar um retorno de investimento para estúdio de pilates, baseado em análises de mercado.
Boa leitura!
Análise preliminar do mercado de estúdios de pilates
O mercado de pilates em geral é relativamente novo no Brasil, com o primeiro estúdio especializado tendo sido fundado no início da década de 1990, e desde então, o pilates tornou-se uma das técnicas mais difundidas e praticadas no país quando o assunto é consciência corporal e bem-estar — o que já nos dá um indicador do crescimento do mercado nas últimas décadas.
Mas e a demanda por estúdios? Bem, para entender a demanda, precisamos analisar a disponibilidade do público que irá frequentar os estúdios de pilates — e nesse aspecto, os indicadores são excelentes.
Segundo a pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2020, cerca de 45% da população adulta de Florianópolis é engajada em atividades físicas que duram, no mínimo, 150 minutos.
Este dado é vital para investidores da capital catarinense, que conta com uma cultura fitness muito presente e bem difundida, que por sua vez é um indicador forte de demanda por academias, estúdios de pilates, pistas de corrida e áreas públicas para prática de esportes.
E claro, cria-se a demanda por profissionais qualificados para ministrar as aulas e instruir os participantes na forma correta de realização de exercícios, que por consequência gera inúmeras oportunidades de emprego em um mercado de trabalho tão competitivo quanto o da saúde e educação física.
Portanto, podemos dizer com segurança que, em ambos os níveis regionais e nacionais, o cenário de mercado praticamente garante um retorno de investimento para estúdio de pilates recém aberto, especialmente se for uma filial de uma franquia já presente e reconhecida no meio.
Retorno de investimento: custos iniciais e média de recuperação
Falando agora sob uma perspectiva financeira, o capital inicial necessário para abrir um estúdio de pilates novo, sem o apoio de uma marca ou estrutura de negócios pré-existente, fica na faixa dos 20 mil reais.
Apesar de parecer um valor considerável para alguns, investidores da área já começam a perceber que é um investimento de alta rentabilidade e rápido retorno. Isto porque o custo para montar uma estrutura de estúdio operacional é relativamente baixo, sendo necessária a compra de equipamentos, contratação de profissionais e um bom investimento em marketing.
E esse instinto empreendedor se materializa na média de retorno de investimento para estúdio de pilates, que fica por volta de 10-12 meses, dependendo do porte da empresa, se é uma filial, valor da rodada de investimento, etc.
É raro vermos um retorno de investimento dentro do primeiro ano fiscal de uma empresa, em particular em uma modalidade como a de estúdios de pilates que, em geral, requerem baixos custos de manutenção e baixos valores adicionais de investimento.
Por fim, é importante que todo empreendedor encontre e explore o diferencial da sua marca. No caso dos estúdios de pilates, uma alternativa popular é oferecer um serviço de aulas online, atendimento doméstico, e demais serviços que possibilitem uma maior captação e manutenção de clientes.
E você, investidor(a), gostou do texto? Vai colocar esse panorama do mercado em ação em seus investimentos futuros? Bem, se precisar de mais ajuda de textos como este, não deixe de acompanhar a Kauffer Pilates nos nossos perfis do Facebook e Instagram!