tipos de pisos

A importância dos tipos de pisos para um studio de pilates vai muito além do conforto a ser oferecido a quem pratica. São vários outros detalhes que devemos levar em conta, como: fachada, cor, iluminação, disposição dos móveis e  equipamentos, localização dos espelhos, segurança e performance. Todos esses elementos, dentre outros, também devem ser avaliados criteriosamente.

Primeiro de tudo, é importante saber que o pilates possui um grande número de movimentos no solo. Isso significa que o piso precisa necessariamente ser agradável. Ainda mais porque o pilates abrange vários tipos de públicos: gestantes, pessoas em recuperação, crianças, idosos, entre outras. Então, é aconselhável investir em um piso laminado ou térmico.

De uma maneira geral, os tipos de pisos mais indicados são os duráveis, resistentes, antiderrapantes, que amorteça o impacto, a umidade e, principalmente, que não cause marcas facilmente. 

É importante também verificar se os tipos de pisos trazem facilidade para a limpeza, além da estética, pois faz parte do pilates ter um piso bonito e que harmonize bem com o ambiente.

Conheça os diferentes tipos de piso

tipos de pisos
O studio de pilates deve estar pronto para receber os alunos

Piso Vinílico

Os tipos de pisos vinílicos são os que mais apresentam os atributos citados anteriormente. Eles possuem características acústicas que quase não tem ruídos, o que é fundamental, pois contribui para que os alunos estejam concentrados e para que não ouçam aquele famoso incômodo “toc toc” dos pisos.

Outra vantagem dos tipos de pisos vinílicos é possuir um conforto térmico, ou seja, eles estão sempre nas temperaturas ideais para que todas as atividades físicas possam ser realizadas sob eles, sem aquele desconforto gelado, muitas vezes causado por pisos cerâmicos. 

Confira os seus maiores benefícios:

  • Maciez
  • Instalação Rápida e Fácil
  • Propriedades antialérgicas
  • Resistência

Ao instalá-lo, é necessário uma atenção especial ao emprego de objetos pontiagudos sobre ele, já que isso pode comprometer o resultado e a qualidade do produto.

Vale destacar que esse piso não é recomendado para áreas externas, úmidas ou que tenham contato constante com água.

Piso Lâminado

Responsável por substituir a madeira de uma forma mais natural, oferecendo um efeito semelhante na decoração, o piso lâminado é sustentável, versátil e cheio de personalidade.

Além disso, ele é excelente para evitar alergias à poeira, pois não acumula sujeiras na superfície, atuando como hipoalergênico.

Veja outras características:

  • Possui diversos tons de madeira que vão desde o carvalho, ipê e acácia à nogueira, sejam claros ou escuros
  • Seu revestimento é caracterizado por sua textura lisa e confortável ao toque
  • Resistente
  • Fácil limpeza
  • Fácil instalação
  • Pode revestir pisos já existentes

Em relação à limpeza, o ideal é que se faça higienização com vassouras de cerdas macias ou aspirador de pó. Também é possível usar pano úmido com desinfetantes e produtos específicos.

Piso Antiderrapante

Se você deseja combinar beleza e segurança, os pisos antiderrapantes são uma ótima opção, já que estão disponíveis em diferentes cores, formatos e estampas.

Uma vantagem desse piso é conseguir se adaptar bem a ambientes úmidos, principalmente por conta da sua propriedade antiderrapante, prevenindo possíveis escorregões e acidentes.

O piso antiderrapante geralmente é encontrado em cerâmica e porcelanato. Além disso, é possível escolher se o tipo de acabamento será esmaltado ou natural.

Piso de Madeira

Quem deseja manter o revestimento em madeira, é recomendado entrar em contato com uma empresa especializada em raspagem de taco para aplicar cuidados específicos e preservar sua qualidade.

O raspador possui a finalidade de remover as imperfeições, sejam manchas, riscos ou outras características na superfície do piso. Dessa forma é possível ter uma superfície lisa e nivelada.

tipos de pisos
O tipo do piso deve ser bem pensado para harmonizar com o studio

De uma maneira geral, é fundamental que haja uma análise de todas as variáveis, garantindo assim que seja possível optar pelo tipo de piso com o modelo que melhor se adapte às necessidades do ambiente.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite para nos seguir no Instagram e Facebook para se manter atualizado em tudo o que você precisa saber sobre o mundo do pilates.

Newsletter

Receba nossas novidades

Cadastre-se e receba em seu e-mail as atualizações da Kauffer.

    ×