Com a alta demanda, cada vez mais, os investidores estão optando por montar um estúdio de pilates.

E justamente por ser a escolha de muitos, é importante que você tenha um direcionamento e o passo a passo da melhor forma de já começar com o pé direito ao montar o seu estúdio de pilates.

O planejamento é um dos principais pontos que irão garantir o sucesso ou não do seu negócio.

Pensando nisso, a Kauffer trouxe os passos essenciais para você montar um estúdio de pilates, confira abaixo!

montar um estúdio de pilates
Equipamentos de Pilates Kauffer

Por que montar um estúdio de Pilates?

O pilates vem se popularizando, cada vez mais, nos últimos anos. Tanto entre os famosos, atletas, quanto no público em geral.

Uma excelente oportunidade para quem está buscando um investimento rentável e, principalmente, para aqueles que se familiarizam ou já estão na área da fisioterapia.

Além disso, montar um estúdio de pilates é quase que uma garantia, com uma divulgação de excelência e entrega de qualidade, que você terá clientes fidelizados.

Já que as aulas são frequentadas continuamente durante um longo período de tempo.

Qual o passo a passo para montar um estúdio de pilates?

Montar um estúdio de pilates envolve trâmites que vão desde a parte burocrática, como registro de marca, a ação após o lançamento do mesmo. Confira abaixo, detalhadamente, os principais passos!

Pesquisa de mercado

Antes de mais nada, é essencial que você entenda como está o mercado atualmente.

Busque pelos seus principais concorrentes para entender como eles estão posicionados, como é feito a divulgação dos mesmos e, principalmente, como você pode se diferenciar dos que já estão no mercado.

Onde esses estúdios estão localizados? Onde eles buscam clientes? Quais são os seus principais equipamentos?

Além disso, faça uma pesquisa de público para entender melhor sobre o que os amantes ou aspirantes a prática de pilates estão buscando no momento, quais são as suas dores e desejos.

Documentação

Separe todos os documentos necessários para montar um estúdio de pilates, que normalmente são:

  • CPF;
  • Registro de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do contrato de locação de Compra e Venda.

Escolha do imóvel

A boa localização do estúdio de pilates será um dos grandes diferenciais para o bom faturamento do seu negócio.

Então, esse é um dos momentos que precisam de muita atenção ao montar um estúdio de pilates.

Nesse momento, você irá se aprofundar mais na pesquisa de público para entender em quais bairros, normalmente, eles moram, quais locais frequentam, sua renda média mensal e faixa etária.

Tendo um perfil com características comuns em mãos, fica mais fácil escolher onde será o seu estúdio.

Dê, também, preferência por um local que possua pouca ou nenhuma disponibilidade de concorrência, pelo menos, não tão próximo.

Busque trabalhar em locais que estejam em falta de benefícios do método, assim a concorrência não será extremamente acirrada já de início. Mas, tente também entender o motivo de ainda não ter nenhum negócio do seu segmento ali, será que não há demanda dos moradores?

Outro fator essencial é buscar um local com estacionamento para os alunos, afinal, eles irão passar bastante tempo em aula e isso será um diferencial para você.

Lista de investimento

Chegou a hora de fazer uma estimativa de orçamento de tudo o que você precisa para montar um estúdio de pilates.

Essa é a hora de definir o orçamento que vai desde montar um estúdio de pilates, como equipamentos, aluguel de imóvel, decoração e, até mesmo, a contratação de funcionários, além do capital de giro para os primeiros meses.

No blog da Kauffer temos um conteúdo completo sobre o investimento total para montar um estúdio de pilates, com estimativa de valor para cada etapa e investimento inicial, confira em seguida!

Mas, já adiantando, segue a lista dos principais investimentos:

Equipamentos

Acessórios para pilates

Na escolha dos aparelhos para montar um estúdio de pilates, busque versatilidade e qualidade, ao invés de quantidade.

Leve em consideração o espaço disponível e os equipamentos mais versáteis, a exemplo dos multifuncionais.

Recepção

  • Decoração;
  • Poltronas;
  • Papelaria;
  • TV;
  • Dentre outros.

Lembre-se de fazer cada escolha consciente e de forma estratégica, pensando, acima de tudo, no custo benefício e como isso influenciará no seu retorno de investimento a longo prazo.

Alvará

Antes de mais nada, é indispensável que a sua empresa esteja totalmente regularizada nos órgãos competentes, a exemplo dos Alvarás.

Como cada município tem alguma especificidade, não hesite em entrar em contato com a prefeitura da sua cidade ou portal do empreendedor para tirar qualquer dúvida restante.

No geral, você precisará do:

  • Alvará de funcionamento

Como citado anteriormente, cada prefeitura tem exigências específicas. Então, entre em contato com a sua para entender quais documentos você precisará e emitir as notas de pagamento.

Lembrando que, no primeiro ano você pagará de acordo com os meses       restantes após a abertura. Exemplo: Se você abrir a sua empresa em Abril, no ano vigente pagará o alvará a partir do mês de abertura.

  • Alvará sanitário

Após você emitir o alvará de funcionamento, o próximo passo será o alvará sanitário.

Esse é um dos momentos que requerem mais atenção, para que você consiga seguir todas as regras solicitadas pela sua cidade, manter-se regularizado e entregar segurança para os seus alunos.

A Kauffer tem um Guia completo, gratuito, sobre a manutenção e limpeza dos seus equipamentos, clique abaixo para baixar e saber como seguir corretamente com os cuidados dos seus aparelhos.

Registro no consultório do Crefito

Obrigatório para todos os estabelecimentos que trabalham de forma autônoma prestando atendimentos por fisioterapeutas ou terapeutas.

Para que você possa ter a legislação como a sua aliada, não hesite em fazer o seu requerimento junto ao CREFITO do seu estado.

Normalmente, é simples e você consegue fazer até mesmo através da internet. Busque pelo site da sua região, para se informar referente aos documentos necessários e finalizar o preenchimento do seu formulário.

montar um estúdio de pilates
Marca de um estúdio Kauffer

Registro de Marca

Muitos acabam deixando essa etapa de lado e passam a ter problemas futuramente.

Lembre-se que acima de tudo você é um negócio!

De nada adianta você pensar estrategicamente no nome do seu estúdio, investir em identidade de marca e, no fim, perder toda a autoridade que você construiu, porque outra empresa registrou a sua marca.

O registro de marca garante que ninguém de segmento semelhante possa usufruir do nome construído pela sua empresa.

Além disso, com o tempo a sua marca será fortalecida e diferenciada das demais, gerando lucros, clientes fidelizados e retorno de investimento, é justamente por isso que ela precisa de toda a atenção necessária.

Divulgação do estúdio de pilates

Já está com todo o restante em mãos e com data pré-definida para abrir o seu estúdio?

Então, chegou a hora de mostrar para o mundo!

Busque profissionais com conhecimento na área para te auxiliar nesse processo, seja no Marketing Tradicional como no Marketing Digital.

Comece entendendo onde o seu público está e de que forma você pode chegar até ele, em quais canais de comunicação precisa estar.
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